O Método PROMPT nas Alterações de Fala

Atualmente existem diversos métodos que os profissionais utilizam dentro da fonoaudiologia. Estes envolvem desde comportamento até direcionamento para produção de fala. Um destes métodos é o PROMPT, usado principalmente em casos graves de alteração de fala, também pode ser usado para favorecer as crianças que trocam os sons da fala (transtorno fonológico). Não é incomum muitos pais chegarem no consultório perguntando sobre o método e buscando resultados para uma terapia fonoaudiológica mais direcionada.


O PROMPT

fono para criançaPROMPT (Prompts for Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets) é uma abordagem multidimensional de tratamento para as alterações de fala. O curso é ministrado por palestrantes que representam o PROMPT Institute. O método consiste em “pistas” proprioceptivas, cinestésicas e de pressão. Assim, sendo o principal objetivo de ajudar as crianças a controlarem a produção e o planejamento motor da fala.

Quando pode ser aplicado?

A certificação no PROMPT inclui uma visão distinta para avaliar e analisar a produção de fala (parâmetros de lábio, língua e mandíbula). Isto favorece o planejamento terapêutico quando a principal queixa inclui trocas fonológicas, distorção e ausência dos fonemas na fala do indivíduo. Desta forma, o método pode e deve ser usado com a maior parte dos distúrbios da produção da fala. Cada fonema da língua apresentará um parâmetro/pista qual o profissional poderá sinalizar através do toque a pista motora para o fonema trabalhado.

Além disso, a combinação do método com outras estratégias usadas pelos profissionais fonoaudiólogos é válida. Assim, amplia-se o espectro de estímulos qual a criança é exposta, e possibilitando analisar qual é a mais benéfica para o indivíduo.

fono infantilVale ressaltar que esta abordagem envolve diversos aspectos. Algumas produções científicas comprovam sua eficácia no tratamento de alterações motoras de fala, como a Apraxia de Fala na Infância. Estas mesmas produções, mostram que muitos pacientes    que realizavam tratamentos tradicionais, tiveram resultados incríveis com o PROMPT.


Quem pode usar o método?

A Dra. Déborah Hayden, junto à alguns colegas americanos, são os autores do método. E esta existe desde a década de 70. Contudo, por ser um curso bem específico, somente fonoaudiólogos podem realizar. Portanto, SOMENTE profissionais que realizaram o curso podem utilizar a técnica. No site do PROMPT Institute os pais conseguem encontrar o profissional capacitado mais próximo.


1 Comentário

  • Daniela Rodrigues|

    13/02/2020

    Onde pode ser feito essa formação?

Deixe um Comentário

error: