Dificuldades de Leitura e Escrita

“Meu filho está com dificuldades escolares!”

Existem algumas causas para uma criança apresentar dificuldades em aprender e desenvolver a leitura e a escrita (alteração de processamento auditivo, dificuldade na fala, Dislexia, etc). Estas dificuldades, normalmente acontecem quando a criança apresenta um déficit de decodificação, codificação e alteração de compreensão oral. Às vezes, pode ser apresentada apenas uma ou outra dificuldade.

Dificuldade na leitura e escrita

Entretanto, é muito comum que crianças apresentem algum sinal indicando a necessidade de um acompanhamento profissional. Mas para se chegar a esse quadro, é preciso que pais e professores percebam tais dificuldades (alteração da fala, trocas de letras, dificuldade de atenção, entre outros sinais).


O fonoaudiólogo pode auxiliar através de diversas estratégias, desde as mais direcionadas, até as mais lúdicas e contextualizadas. Jogos educativos, atividades voltadas para a compreensão leitora e memória, tarefas de consciência fonológica e conversão grafo-fonêmica.


Por isso, é de extrema importância que ao notar dificuldades para estabelecer novos conhecimentos que os pais procurem uma avaliação fonoaudiológica e terapia individual! O fonoaudiólogo é capaz de propiciar ao estudante uma experiência satisfatória comunicativa, com adequada evolução em todas as esferas da comunicação!


Para saber mais, acesse:

https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/desenvolvimento-da-leitura

Publicações Relacionadas

Deixe um Comentário

error: