AVALIAÇÃO E TERAPIA DE FALA E LINGUAGEM

A terapia de fala e linguagem é direcionada à crianças com dificuldades de fala ou de aprendizagem.

Fonoterapia

Sendo assim, inicialmente é realizada uma avaliação completa. Nesta avaliação são abordados aspectos da fala, como produção de fala (se existem ou não trocas), organização motora da fala, aspectos musculares dos órgãos fonoarticulatórios, padrão respiratório e etc. Além disso, as questões de linguagem também são inclusas no processo de avaliação: vocabulário, morfossintaxe, pragmática (uso da linguagem) e sociabilização. Vale ressaltar, que são utilizados testes formais e observacionais quais possibilitam analisar o que seria esperado para a faixa etária e o que a criança apresentou em seu desempenho.

Após a avaliação, é proposto um plano terapêutico aos pais. Sendo assim, o intuito é utilizar a avaliação como norte para o passo inicial no processo terapêutico. Este processo sempre incluirá a rotina da criança, andando sempre em parceria com a família e com a escola. Desta forma, ao final de cada sessão os pais são orientados sobre o desempenho do dia da criança e como estimula-lá ao longo da semana.

A visita escolar também pode ocorre ao longo do processo terapêutico. Esta prática ocorre a fim de orientar a escola, para que a criança tenha um desempenho mais proveitoso em seu processo de aprendizagem.

error: