Dislexia

“Meu filho troca as letras”

“Meu filho troca a ordem das palavras durante a leitura”

A Dislexia, é uma alteração que afeta a área da leitura, escrita e soletração. Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, preguiça, desatenção ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.
Sendo assim, a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar, tornando-se necessário acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, atentando-se às particularidades de cada indivíduo.


Os sinais são nítidos ao longo do processo de alfabetização surgem dificuldades com a leitura e escrita, dificuldades com a ortografia, déficit de aprendizagem, entre outros.
Para aprimorar os resultados da intervenção, deve sempre haver uma boa troca de informações entre os pais, a escola e o fonoaudiólogo, isto para favorecer o desempenho da criança. Os resultados irão aparecer de forma consistente e progressiva.


Contudo, é importante definir um programa de intervenção em etapas e somente passar para a seguinte após confirmar que a anterior foi devidamente absorvida, sempre as retomando. O fonoaudiólogo é o profissional capaz de auxiliar neste processo! Sempre que notar dificuldades de linguagem no seu filho ou no seu aluno, encaminhe para a fono!


 

Publicações Relacionadas

Deixe um Comentário

error: