AUTISMO: O que é DENVER?

Modelo de Intervenção Precoce DENVER

O que é

O Modelo De intervenção precoce de Denver é um método de intervenção com eficácia cientificamente comprovada. O modelo foi conhecido por seu êxito terapêutico para crianças inseridas no Transtorno do Espectro Autista. Entretanto, crianças que não são inseridas no espectro também tem enorme benefício com este tipo de intervenção. Este fora desenvolvido após mais de 20 anos de estudos e pesquisas realizadas pela doutora Sally Rogers e seus colaboradores.


Diferencial

O diferencial do modelo de Denver está no uso de estratégias de ensino naturalistas, onde a criança aprende através da brincadeira e do jogo, utilizando alguns princípios da analise aplicada do comportamento (ABA). O modelo também segue as sequências do desenvolvimento infantil para a avaliação e definição dos objetivos da intervenção.


Como funciona

Na intervenção e na avaliação são inclusas a comunicação receptiva e expressiva, as competências sociais e de jogo, o desenvolvimento cognitivo, as habilidades motoras globais e finas, a imitação e os comportamentos adaptativos. O modelo ainda segue com a orientação parental, assim estimulando a participação ativa dos mesmos ao longo do processo terapêutico.


Fonoaudiologia e DENVER

Vale ressaltar a importância do fonoaudiólogo com essa capacitação. Pois, a intervenção precoce em casos de autismo e atraso de fala são melhor respaldadas, acarretando em um melhor sucesso terapêutico. Uma vez que, a terapia será baseada em estratégias naturalistas, seguindo as etapas da intervenção de acordo com  o ritmo e desempenho da criança.

Publicações Relacionadas

Deixe um Comentário

error: Content is protected !!