A linguagem infantil através da música

O que motiva o surgimento da fala?

O desenvolvimento da fala e da linguagem pode ser favorecido de diversas maneiras. A necessidade ou vontade de se comunicar ou expressar um desejo é o pontapé inicial para isto. Sendo assim, precisamos estimular este processo através de estratégias que tornem isto prazeroso e intuitivo.  A interação com adultos e outras crianças é o principal motivador, e utilizar a música nesse processo de socialização pode ser um ponto positivo. A relação entre as pessoas e aspectos sonoros é primitiva e se inicia antes mesmo do nascimento.fono infantil

A música é uma atividade extremamente rica. Esta consegue ser divertida e cheia de aprendizado ao mesmo tempo. Através do cantar, a criança pode melhorar sua fala, ampliar seu vocabulário, trabalhar o processamento auditivo, e assim, sua percepção auditiva.


A relação da música com os primeiros anos escolares

Um ponto relevante é que para adentrar no processo de alfabetização de forma adequada a criança precisará ter desenvolvido a percepção auditiva. A associação da percepção auditiva e alfabetização não é um processo simples. Este é constituído pela recepção e interpretação dos padrões de fala, discriminação entre sons, reconhecimento, memorização e compreensão da fala e de suas possíveis variações.

fono infantil Além disso, os elementos musicais (som, ritmo e harmonia) podem ser utilizados para estimulação da linguagem através de estratégias, tanto no âmbito escolar como em casa (dança das cadeiras, estátua, complete a música, batata quente e etc). Desta forma, existe inúmeras atividades que podem ser feitas direcionadas através do objetivo a ser trabalhado com a criança.


A música no desenvolvimento global

Vale ressaltar que estudos afirmam a influência da música não somente em habilidades comunicativas e de aprendizagem. Os aspectos socioemocionais e cognitivos também apresentam ganhos com a música. Os aspectos motores, as funções executivas, a memória e a aprendizagem de uma segunda língua não ficam de fora.

Já ouviu música com seus filhos hoje? Já planejou qual música vai colocar na terapia esta semana? INSIRA A MÚSICA!


Deixe um Comentário

error: