Adeus, chupeta!

Por que o bebê gosta da chupeta?

A sucção (ato de sugar) é um comportamento que pode ser observado já no útero materno. E de fato, a criança principalmente em seu primeiro ano de vida, tem necessidade de sugar. O ato de sugar promove a liberação de um hormônio chamado endorfina, este produz um efeito de modulação da dor, do humor e da ansiedade. Assim, dando uma sensação de prazer e bem-estar ao bebê. Desta forma, eis o motivo para o bebê se acalmar durante o uso da chupeta.
Contudo, segundo a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) a amamentação é suficiente para satisfazer o desejo básico de sucção do bebê.


O que pode acarretar o uso da chupeta?

fonoaudiologia amamentação

Por que a chupeta conforta o bebê?

Segundo a SBP, crianças que usam chupeta acabam mamando por menos tempo. O fato pode estar relacionado as diferenças nos padrões de sucção, sugar o peito é muito diferente de sugar uma chupeta. Os músculos acionados para a amamentação são diferentes daqueles necessários para sugar a chupeta. O bebê pode ter dificuldade de aprender e diferenciar as duas maneiras de sugar.

Dentre diversos contras de usar chupeta, está o prejuízo à dentição. Faz parte do bom desenvolvimento da parte bucal os exercícios musculares que a criança faz para sugar. Portanto, como sugar a chupeta inibe a atividade dos músculos utilizados para mamar no peito, algumas dificuldades podem surgir. Por exemplo, problemas na mastigação, no desenvolvimento da fala, arcada dentária, na respiração, entre outros. Além disso, alguns estudos ressaltam que a otite, conhecida também como infecção de ouvido, é mais comum em crianças que fazem uso da chupeta. A sucção da chupeta faz com que o músculo responsável pelo funcionamento da tuba auditiva não seja estimulado conforme esperado. Assim, favorecendo o acúmulo de secreção nos ouvidos e ocasionando as famosas otites. Vale ressaltar, que episódios frequentes de otites podem afetar significantemente o desenvolvimento de fala e linguagem.

Além disso, oferecer a chupeta assim que o bebê comece a resmungar é comum, mas também, isto pode resultar em ofertar a chupeta sem nenhum motivo. Devemos destacar que a chupeta pode fazer com que a criança se acalme, mas isto não significa que sua necessidade fora correspondida. O prazer que lhe é oferecido acaba por confortá-la temporariamente. Por isso, é importante tentar entender o motivo do choro do bebê.


E caso os pais optem pelo uso?

fonoaudiologia amamentação

A SBP recomenda que o uso da chupeta seja limitado até 1 ano de idade e sua introdução deve ocorrer após a amamentação estar estabelecida. Por fim, é importante refletir sobre o uso da mesma, sobre a restrição do uso e principalmente a hora da retirada. Afinal, talvez seja hora de dizer adeus à chupeta, pois uma nova fase está por vir!


Deixe um Comentário

error: