27/01/2020

Linguagem Infantil

A Educação Infantil e a Linguagem

A Educação Infantil e a Comunicação

A Educação formal infantil é algo que, para alguns pais, ainda é difícil saber quando iniciar. Contudo, este momento é único e mágico na vida das crianças. Neste período, inicia-se o novo sendo rico e propiciando um ambiente de estímulos diversos. Além disso, a educação infantil favorece o desenvolvimento cognitivo, social, motor e emocional. O convívio em grupo e aproximação das crianças à outras crianças favorecem e ampliam seus ganhos de novos conhecimentos. Isto dá-se principalmente pela imitação que nesta etapa da vida é extremamente notória. Assim, tornando este período fértil para ampliar a comunicação.


Fono para criança

                           Educação Infantil

Os benefícios da Brincadeira e Autonomia

Vale ressaltar, que grande parte das experiências proporcionadas pela educação infantil interferem significativamente no desenvolvimento e na formação do cidadão. Nesta etapa, a brincadeira proporcionar alegria e novos conhecimentos de mundo. Assim favorecendo o desenvolvimento da criatividade, do cognitivo, da estabilidade emocional, lidando diretamente com sentimentos e compartilhando com os colegas aquele momento. A criança cria situações rotineiras o que colabora na construção, da imagem de si mesmo e do mundo que a cerca.

A educação infantil também é capaz de ampliar a autonomia. Portanto, durante o dia-a-dia, incentiva-se a criança aos cuidados com a higiene, à organização de seus próprios materiais, a organização da sala, à importância da alimentação, à responsabilidade, à construção autônoma das atividades, e ao desenvolvimento do senso crítico-reflexivo e da autoconfiança. A autonomia é essencial à vida, pois enquanto cidadão, precisa ser capaz de lidar com diversas situações, lidando principalmente com escolhas relacionadas a si mesmo. Desta forma, visando o seu bem-estar com o outro, podendo agir com segurança. Outro fator importante, são as experiências com música e artes. Estas têm papel para a formação do simbólico, pois influenciam no desenvolvimento da imaginação.


Fono para criança

                        Educação Infantil

Os primeiros passos na Leitura e Escrita

A Leitura e Escrita não ficam de fora, é neste período que este novo universo é introduzido de maneira minuciosa para a criança. A inserção desta pode direcionar a criança à se tornar um adulto adepto dela. Assim, fazendo com que a criança sinta facilidade na comunicação, na compreensão de textos e na escrita, ampliando principalmente seu vocabulário e conhecimento gramatical.

Por fim, ressalta-se que a educação infantil é um novo mundo a ser desbravado. Quando a criança recebe estímulo, atenção e convive em grupo, seu desenvolvimento agradece!


Deixe um Comentário

error: