Atualmente existem diversos métodos que os profissionais utilizam dentro da fonoaudiologia. Estes envolvem desde comportamento até direcionamento para produção de fala. Um destes métodos é o PROMPT, usado principalmente em casos graves de alteração de fala, também pode ser usado para favorecer as crianças que trocam os sons da fala (transtorno fonológico). Não é incomum muitos pais chegarem no consultório perguntando sobre o método e buscando resultados para uma terapia fonoaudiológica mais direcionada.
O PROMPT (Prompts for Restructuring Oral Muscular Phonetic Targets) é uma abordagem multidimensional de tratamento para as alterações de fala. O curso é ministrado por palestrantes que representam o PROMPT Institute. O método consiste em “pistas” proprioceptivas, cinestésicas e de pressão. Assim, sendo o principal objetivo de ajudar as crianças a controlarem a produção e o planejamento motor da fala.
A certificação no PROMPT inclui uma visão distinta para avaliar e analisar a produção de fala (parâmetros de lábio, língua e mandíbula). Isto favorece o planejamento terapêutico quando a principal queixa inclui trocas fonológicas, distorção e ausência dos fonemas na fala do indivíduo. Desta forma, o método pode e deve ser usado com a maior parte dos distúrbios da produção da fala. Cada fonema da língua apresentará um parâmetro/pista qual o profissional poderá sinalizar através do toque a pista motora para o fonema trabalhado.
Além disso, a combinação do método com outras estratégias usadas pelos profissionais fonoaudiólogos é válida. Assim, amplia-se o espectro de estímulos qual a criança é exposta, e possibilitando analisar qual é a mais benéfica para o indivíduo.
Vale ressaltar que esta abordagem envolve diversos aspectos. Algumas produções científicas comprovam sua eficácia no tratamento de alterações motoras de fala, como a Apraxia de Fala na Infância. Estas mesmas produções, mostram que muitos pacientes que realizavam tratamentos tradicionais, tiveram resultados incríveis com o PROMPT.
A Dra. Déborah Hayden, junto à alguns colegas americanos, são os autores do método. E esta existe desde a década de 70. Contudo, por ser um curso bem específico, somente fonoaudiólogos podem realizar. Portanto, SOMENTE profissionais que realizaram o curso podem utilizar a técnica. No site do PROMPT Institute os pais conseguem encontrar o profissional capacitado mais próximo.
Graduada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO em Fonoaudiologia.
Mestre em Ciências pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.
Experiência em alterações de fala infantil, como: apraxia de fala na infância, autismo, comunicação alternativa (PECS), gagueira, atraso na fala e transtorno fonológico. Além disso, atua com orientação parental voltada ao desenvolvimento infantil.
CRFa 2-20413