17/04/2020

Linguagem Infantil

Dica 1: COMO ORGANIZAR A ROTINA DAS CRIANÇAS?

A rotina é uma ferramenta importante para organizarmos e não deixarmos passar nada durante a quarentena. As atividades escolares, as brincadeiras, os jogos e as atividades de vida diária são itens que precisam ser organizados e construídos juntos com as crianças. De modo que, quanto mais inserido e organizado na rotina da criança, as atividades serão mais leves, compreendidas e CUMPRIDAS!

Assim, a rotina serve principalmente para ANTECIPAR a criança sobre as metas para aquele dia. Entretanto, não somente para os deveres, mas como também o LAZER e as atividades de vida diária. Por meio da rotina é possível estabelecer ordem, preparo, sequência, retomar a atenção, criar combinados com a criança, entre outros benefícios.

Mas como criar uma rotina?fono para criança

Organização do ambiente

Nesta quarentena, alguns pais não sabem como delimitar um espaço para organizar a criança. A organização do ambiente é sim capaz de influenciar as atividades do individuo. Sendo assim, para ajudar trabalhar isto, os pais podem preparar um cantinho especial para as atividades e brincadeiras da criança. Assim, além de favorecer a organização do ambiente e amenizar a “bagunça”, a criança consegue compreender adequadamente o término e início das atividades.

 

Por exemplo, colocar uma mesinha, materiais e brinquedos na varanda. Assim, toda vez que a criança for fazer uma atividade, ela sabe onde pode produzir e onde encontrará o que ela precisa. Desta forma, quando a rotina visual sinalizar que é hora de uma refeição, por exemplo, ela estará antecipada em relação ao ambiente.

Elencando as tarefas do dia

Fono para criança

Antes da execução de tarefas conhecidas como “obrigações” (tarefas escolares, por exemplo), é importante que o adulto valorize o momento. Em conjunto com a criança, é importante que o adulto a oriente sobre as tarefas do dia. De modo que a criança não se sinta sobrecarregada. Assim, selecione as atividades escolares do dia, e as intercalem com outras atividades de interesse da criança e que ela goste.

Por exemplo, brincar com massinha, de carrinho ou com bonecas, ou até um jogo no iPad (dependendo da idade da criança).

Intervalos entre atividades

Os intervalos são momentos importantes, pois a atenção da criança tende a melhorar após estes. As atividades que demandam muito tempo e são cansativas tendem a perder a criança ao longo de sua realização. Assim, quando os intervalos são inseridos a criança se sente mais motivada e descansada para dar continuidade. As crianças menores necessitam de um maior número de intervalos e as atividades devem ter duração menor. Isto é ideal, pois quanto mais jovem o individuo menor o tempo de atenção plena.

Como sinalizar o inicio e fim do intervalo

O cronômetro pode ser uma boa opção. Mas também existe a possibilidade de construir uma ampulheta caseira (clique!). O controle do tempo faz com a criança tenha um maior rendimento naquela atividade, de modo que ela saberá o que vem a seguir e isto pode ser utilizado como um combinado!

 

A organização do ambiente, da rotina e da criança pode fazer uma diferença GIGANTE no dia-a-dia da família! Vamos montar a sua rotina?!

Faça o download da ROTINA com as nossas dicas! 

Deixe um Comentário

error: