6 Estratégias para Realizar Atividades Escolares em Casa!

ATIVIDADES ESCOLARES EM CASA: E AGORA?

O ambiente doméstico é diferente do ambiente escolar ao qual as crianças estão acostumadas. Assim, isto requer das famílias organização. E isto envolve as atividades propostas, dar continuidade ao conteúdo pedagógico, e também todo o ambiente domiciliar.

Assim, desde o início do isolamento social, muitas escolas optaram pela continuação do conteúdo pedagógico. Este, apresentado através de aulas online e envio de conteúdos para serem realizados em casa.


Pequenas estratégias e Grandes Resultados

O uso de rotinas, sejam visuais ou escritas, colabora com a organização da criança e pode diminuir a ansiedade para realizar uma determinada tarefa. A rotina fornece PREVISIBILIDADE. Desta forma, a criança consegue visualizar quanto falta para acabar ou chegar naquela atividade prazerosa que ela tanto espera.

Além disso, para manter a motivação e favorecer a aprendizagem sugere-se a alternância dos conteúdos e a inserção de pequenos intervalos. Afinal, estas estratégias melhoram o rendimento da criança. Assim, ao término cada conteúdo, oriente a criança a realizar uma pequena parada (alongamento, água ou banheiro). Ainda assim, pode-se inserir um jogo de interesse da criança como intervalo, a fim de estabelecer metas e trocas.


Algumas dicas de como organizar e favorecer o processo de aprendizado do seu filho durante a quarentena:

  • Elabore uma rotina junto ao seu filho: para as crianças pequenas não leitoras, use figuras representativas para cada atividade. Por exemplo: televisão para o horário que ela poderá assistir TV; lápis e caderno para o período que deverá realizar as atividades da escolar; etc.
    Para os maiores e já leitores, crie a rotina estabelecendo horário e escrevendo cada tarefa. Portanto, em ambos os casos, ao finalizar uma tarefa a criança pode marcar de alguma forma, sinalizando que tal atividade acabou e iniciar a próxima

  • Antecipe as atividades do dia: ao antecipar as atividades, a criança consegue se organizar e cumprir com as tarefas do dia, e pode diminuir a ansiedade para realizar uma determinada tarefa, pois, ao saber quais são todas as atividades do dia e marcar cada uma que é realizada, a criança consegue visualizar quanto falta para acabar ou chegar naquela atividade que ela tanto espera.

  • Analise e organize as atividades recebidas: verifique o nível de dificuldade das atividades, as matérias/ conteúdos abordados, se as atividades possuem algum tipo de roteiro ou esquema norteador do que é esperado, se possuem todos os materiais necessários para a realização e estipule o tempo necessário para cada atividade.

  • Ao executar as atividades: verifique se estão com todos os materiais necessários.

  • Insira pequenas pausas e alterne os conteúdos: adotando essa postura você mantém a motivação da criança e favorecer a aprendizagem, além de melhorar seu rendimento, assim, ao final de cada conteúdo, oriente a criança a realizar um pequeno intervalo

  • Monitore a realização das tarefas: verifique se a criança apresenta dificuldades e a qualidade de execução da atividade através de alguns direcionamentos, como: meu filho consegue compreender o enunciado?; consegue se lembrar se já realizou atividade semelhante?; analisa a tarefa antes de realiza-la?; pede ajuda quando necessário?; mantém a atenção durante sua execução?; utiliza estratégias adequadas para a resolução da atividade?; verifica o resultado final?; entre outros.

 

Neste momento de mudanças, devemos ser estrategistas! A fim de proporcionar um processo contínuo de aprendizado aos nossos pequenos!

 

Deixe um Comentário

error: