25/03/2020

Linguagem Infantil

Por que a terapia não deve ser interrompida?

Diante da situação que estamos passando, é necessário que busquemos novas estratégias e caminhos para dar continuidade à terapia. Mas por que não devemos deixar as crianças sem o estímulo terapêutico durante este período?


Por que a terapia não deve ser interrompida?

Terapia Online Infantil

A resposta na verdade é simples: crianças pequenas quando não estimuladas periodicamente, podem perder o que foi aprendido. Além disso, a consolidação dos aprendizados não ocorre de maneira simples. Ainda, é necessário muito empenho para que aquilo que foi adquirido seja realmente um conhecimento estável. Isto pode ser observado por exemplo, em crianças que apresentam dificuldade para aprender novas palavras. Ou até mesmo aquelas que conseguem produzir o som correto de forma isolada, porém na fala espontânea faz as trocas dos sons.

A quarentena é realmente muito importante, entretanto, não devemos esquecer que os acompanhamentos da criança não podem ser simplesmente deixados de lado. Afinal, o desenvolvimento infantil continua a todo vapor, e perder esta janela de oportunidade (alto número de sinapses) pode afetar o processo de aquisição mais para frente. Vale ressaltar que, quando tudo retornar à normalidade, as demandas serão as mesmas de antes do período da quarentena ou superiores. A criança que realiza o acompanhamento fonoaudiológico, psicopedagógico e ocupacional (entre outros) precisa que este suporte seja contínuo. Para que desta forma, não enfrente dificuldades escolares e agravantes após este período.

Fono para criança

Orientação Parental


Quais são as saídas?

Converse com o seu terapeuta! Busque estratégias.

O Por Trás das Letras desenvolveu um programa de orientação aos pais junto com um banco de estratégias nosso, que abordam: FONOLOGIA (fala), SEMÂNTICA (aquisição de conhecimento e vocabulário) e GRAMATICAL (fala, leitura e escrita). Os pais são orientados através de vídeo chamadas como fazer estratégias em casa, de modo que os ganhos das crianças sejam mantidos e ampliados.

fono para criança

Orientação Parental

O Therapy4Home busca a combinação de INTERAÇÃO com a comunicação, valorizando a fala e o desenvolvimento de linguagem. O objetivo da orientação parental, é aprender mais sobre a forma de seu filho se comunicar e como fazer que seu filho aprenda através das brincadeiras que ele mesmo propõe. Os pais são semanalmente assistidos através de supervisões, recebem os materiais e aplicam as estratégias possíveis. Além das estratégias, recebem um manual, explicando como amplificar as brincadeiras e manter todo o aprendizado fonoaudiológico.


Por que desenvolvemos isto?

Nós acreditamos que a quarentena é necessária, mas também, não podemos descontinuar o trabalho de meses ou de anos. Ou até, deixar de inciar!  Afinal, o tempo não para, para os nossos pequenos!

                               


Deixe um Comentário

error: