Síndrome de Down e Fonoaudiologia

Qual a importância do FONOAUDIÓLOGO na Síndrome de Down?

Síndrome de Down

Síndrome de Down e Fonoaudiologia

A Síndrome de Down é uma condição genética qual caracteriza determinados desvios no funcionamento do organismo. Nos casos de Síndrome de Down, é comum existirem dificuldades físicas, de aprendizagem, crescimento e um possível fenótipo.

Os portadores da síndrome, podem apresentar alterações relacionados à hipotonia, atraso e dificuldade na articulação da fala e problemas motores. Os pacientes também podem apresentar uma redução intelectual, gerando assim, uma necessidade de um bom suporte ao longo do processo de aprendizagem.


Quando procurar um FONOAUDIÓLOGO?

O fonoaudiólogo é muito importante e necessário já nos primeiros anos de vida, através da  estimulação para melhor desenvolvimento da fala e linguagem, também sendo necessária uma estimulação cognitiva, a fim de amenizar possíveis dificuldades de aprendizagem.


O processo terapêutico

A estimulação da motricidade orofacial ocorre por conta da hipotonia muscular apresentada, auxiliando assim na articulação, melhora do padrão respiratório e hábitos orais. Sendo assim, é necessário regularidade e uma boa orientação dos profissionais aos pais, contudo existem variações de necessidades dos pais e das crianças. O processo

Síndrome de Down e Fonoaudiologia

terapêutico só será finalizado quando a comunicação, desde planejamento até a expressão, estiverem consolidados.

O desenvolvimento cognitivo deve ser reforçado com a intervenção de acordo com  a fase do desenvolvimento que a criança encontra-se. Para alguns autores, o desenvolvimento cognitivo ocorre de uma melhor maneira quando comparado ao desenvolvimento de linguagem.

Por fim, quanto mais cedo for realizada a intervenção, melhor serão os resultados. A escola e o processo de aprendizagem devem atender as suas necessidades, sendo incluso todas as atividades também propostas às demais crianças. Por isso, é importante que a criança frequente desde cedo à escola, e os pais devem valorizar os acertos, afinal cada conquista sempre será a abertura para um novo caminho a ser conquistado


Para saber mais, acesse: Os Distúrbios  fonoarticulatórios na síndrome de down e a intervenção precoce 

Deixe um Comentário

error: