A Síndrome de Down é uma condição genética qual caracteriza determinados desvios no funcionamento do organismo. Nos casos de Síndrome de Down, é comum existirem dificuldades físicas, de aprendizagem, crescimento e um possível fenótipo.
Os portadores da síndrome, podem apresentar alterações relacionados à hipotonia, atraso e dificuldade na articulação da fala e problemas motores. Os pacientes também podem apresentar uma redução intelectual, gerando assim, uma necessidade de um bom suporte ao longo do processo de aprendizagem.
O fonoaudiólogo é muito importante e necessário já nos primeiros anos de vida, através da estimulação para melhor desenvolvimento da fala e linguagem, também sendo necessária uma estimulação cognitiva, a fim de amenizar possíveis dificuldades de aprendizagem.
A estimulação da motricidade orofacial ocorre por conta da hipotonia muscular apresentada, auxiliando assim na articulação, melhora do padrão respiratório e hábitos orais. Sendo assim, é necessário regularidade e uma boa orientação dos profissionais aos pais, contudo existem variações de necessidades dos pais e das crianças. O processo
terapêutico só será finalizado quando a comunicação, desde planejamento até a expressão, estiverem consolidados.
O desenvolvimento cognitivo deve ser reforçado com a intervenção de acordo com a fase do desenvolvimento que a criança encontra-se. Para alguns autores, o desenvolvimento cognitivo ocorre de uma melhor maneira quando comparado ao desenvolvimento de linguagem.
Por fim, quanto mais cedo for realizada a intervenção, melhor serão os resultados. A escola e o processo de aprendizagem devem atender as suas necessidades, sendo incluso todas as atividades também propostas às demais crianças. Por isso, é importante que a criança frequente desde cedo à escola, e os pais devem valorizar os acertos, afinal cada conquista sempre será a abertura para um novo caminho a ser conquistado
Para saber mais, acesse: Os Distúrbios fonoarticulatórios na síndrome de down e a intervenção precoce