25/04/2020

Linguagem Infantil

DICA 3: A música no desenvolvimento de LINGUAGEM

A música está presente na rotina das crianças desde muito cedo, ainda quando são bebês ouvem canções de ninar ou para se divertir. Por isso, a música é uma ferramenta importante no desenvolvimento das crianças e na socialização delas com outras pessoas. Ainda assim, a música não está inclusa nas diretrizes de educação, e isto ainda é um tópico para ser repensado. E não apenas no ensino de arte, afinal, já existe estudos que atrelam a musica à um item que favorece o processo de aprendizagem. 

Vale ressaltar que a música quando presente proporciona às crianças momentos de prazer e alegrias. Além disso, favorece o desenvolvimento de habilidades, como: coordenação motora, cognitiva, social e emocional. Ainda assim, tem-se mostrado um instrumento para a aprendizagem da linguagem e para aprender a lidar com a impulsividade e emoções do dia-a-dia.


Mas como envolver a música nestas habilidades?

A música cria oportunidade da criança se expressar de diversas formas, seja vocal, gestual ou corporal. E ainda envolve a memória, pois ela memorizando a música. Assim, quando canta novamente ela já reconhece e participa da cantoria. Isto é um dos sinais do envolvimento linguístico e desenvolvimento de repertório que a música proporciona.

Quando as crianças estão aprendendo a falar, podemos utilizar a música para criar oportunidades para que ela utilize a fala. Por exemplo, na música “Seu Lobato tinha um sítio” podemos cantar a letra e deixar um intervalo para que a criança faça a onomatopeia do animal em questão. E então, nós cantaremos: “Seu Lobato tinha um sitio ia-ia-ô, e nesse sítio tinha uma vaca, ia-ia-ô, era…”e então dar a vez para a criança completar com “mu-mu-mu”, e assim por diante. A entonação da nossa fala pode favorecer que a criança reconheça que aquele é o momento de ela completar. Assim, nestas situações é importante que o adulto deixe claro o espaço da criança. Portanto, valorizar as pistas visuais (movimentação da boca do adulto para a criança), palavras-alvo e repeti-las também mostrasse favorável ao aumento de vocabulário das crianças.


E como a música pode ser abordada para crianças falantes?

Caso a criança já esteja falando algumas palavras, ela pode dizer qual será o animal da vez também: “Seu Lobato tinha um sitio ia-ia-ô, e nesse sítio tinha uma…?” e então a criança pode completar. Ainda, também podemos mostrar figuras de animais para que ela nomeie a cada vez que for cantar a música, assim podemos trabalhar um vocabulário específico. Os cenários de fazenda, selva ou fundo do mar podem ser utilizados também, para que a criança desenvolva redes semânticas relacionadas ao novo aprendizado.

Sugestões de músicas:

  • Seu Lobato tinha um sítio

  • 10 indiozinhos

  • Formiguinha/ Fui ao mercado

  • Meu pintinho piu

  • A barata diz que tem

A música pode ser inserida de maneira natural na rotina das crianças, vamos tentar?

Atividade dos 10 Indiozinhos 


Deixe um Comentário

error: