28/04/2020

Linguagem Infantil

DICA 4: A influência da Leitura na Fala e Linguagem

A leitura está presente em muitos momentos do dia-a-dia. Entretanto, muitas vezes relacionamos a leitura como o ato de decodificar códigos e à aprendizagem de informações. Porém a leitura proporciona muito mais que isso: o desenvolvimento do senso crítico, da imaginação, da criatividade e favorece o conhecimento da cultura.

Os livros propiciam vivências e trazem novas descobertas e possibilidades desde o primeiro ano de vida. Assim, a criança começa a desvendar os segredos do mundo e compreende-lo de forma prazerosa. Além disso, a interação com os livros contribui para o desenvolvimento cognitivo e intelectual, ampliando o vocabulário e estimulando a fala.


Mas como a leitura deve ser introduzida?

           

Entretanto, os pais relatam que as crianças não gostam de ler. No entanto, com a estimulação e exemplo dos familiares desde o início, isso pode ser modificado. A leitura não deve ser algo imposto ou obrigatório, e sim introduzida de maneira natural. Desta forma, o adulto deve demonstrar o interesse para a leitura e transformar em um momento fértil e prazeroso.

Como isso pode ser feito:

  1. Escolha um livro que seja adequado para idade e de interesse de seu filho;
  2. Reserve um horário do dia para a leitura em família;
  3. Leve em consideração o tempo de atenção de seu filho e respeite seu limite;
  4. Leia para seu filho de forma que desperte a curiosidade, com diferentes prosódias e expressões. Caso seu filho já consiga ler, peça para que ele leia para ou com você, ajude-o na interpretação dos personagens e converse sobre a história após a leitura, fazendo perguntas e comentários sobre o enredo.

Como escolher o livro para o meu filho?

Desta forma, o primeiro fator a ser considerado é a faixa etária da criança. Porém, cada indivíduo apresenta habilidades e dificuldades específicas, podendo haver adaptações para que o livro seja mais apropriado para o seu filho.

  • 0 a 1 ano: livros de pano ou de plástico e imagens atrativas.
  • 1 a 3 anos: histórias curtas, com mais imagens do que textos, interativas (texturas diferentes, linguetas, fantoches e etc), rimas e fábulas em versos.
  • 3 a 6 anos: livros com histórias um pouco mais longas, com imagens ilustrativas e poucos personagens. Histórias que envolvam o cotidiano da criança no contexto familiar e escolar.
  • 6 a 8 anos: histórias mais longas com imagens, cenários e personagens definidos em termos de caráter (bem e mal).
  • 10 a 12 anos: histórias com enredos mais complexos e linguagem mais elaborada. Como contos, crônicas, ficção científica etc.

Que tal começar a ler livros com o seu pequeno? Propicie momentos prazerosos e ricos em detalhes, seu filho viverá uma aventura junto com você e isso despertará seu interesse na leitura!


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