A música está presente na rotina das crianças desde muito cedo, ainda quando são bebês ouvem canções de ninar ou para se divertir. Por isso, a música é uma ferramenta importante no desenvolvimento das crianças e na socialização delas com outras pessoas. Ainda assim, a música não está inclusa nas diretrizes de educação, e isto ainda é um tópico para ser repensado. E não apenas no ensino de arte, afinal, já existe estudos que atrelam a musica à um item que favorece o processo de aprendizagem.
Vale ressaltar que a música quando presente proporciona às crianças momentos de prazer e alegrias. Além disso, favorece o desenvolvimento de habilidades, como: coordenação motora, cognitiva, social e emocional. Ainda assim, tem-se mostrado um instrumento para a aprendizagem da linguagem e para aprender a lidar com a impulsividade e emoções do dia-a-dia.
A música cria oportunidade da criança se expressar de diversas formas, seja vocal, gestual ou corporal. E ainda envolve a memória, pois ela memorizando a música. Assim, quando canta novamente ela já reconhece e participa da cantoria. Isto é um dos sinais do envolvimento linguístico e desenvolvimento de repertório que a música proporciona.
Quando as crianças estão aprendendo a falar, podemos utilizar a música para criar oportunidades para que ela utilize a fala. Por exemplo, na música “Seu Lobato tinha um sítio” podemos cantar a letra e deixar um intervalo para que a criança faça a onomatopeia do animal em questão. E então, nós cantaremos: “Seu Lobato tinha um sitio ia-ia-ô, e nesse sítio tinha uma vaca, ia-ia-ô, era…”e então dar a vez para a criança completar com “mu-mu-mu”, e assim por diante. A entonação da nossa fala pode favorecer que a criança reconheça que aquele é o momento de ela completar. Assim, nestas situações é importante que o adulto deixe claro o espaço da criança. Portanto, valorizar as pistas visuais (movimentação da boca do adulto para a criança), palavras-alvo e repeti-las também mostrasse favorável ao aumento de vocabulário das crianças.
Caso a criança já esteja falando algumas palavras, ela pode dizer qual será o animal da vez também: “Seu Lobato tinha um sitio ia-ia-ô, e nesse sítio tinha uma…?” e então a criança pode completar. Ainda, também podemos mostrar figuras de animais para que ela nomeie a cada vez que for cantar a música, assim podemos trabalhar um vocabulário específico. Os cenários de fazenda, selva ou fundo do mar podem ser utilizados também, para que a criança desenvolva redes semânticas relacionadas ao novo aprendizado.
Sugestões de músicas:
Seu Lobato tinha um sítio
10 indiozinhos
Formiguinha/ Fui ao mercado
Meu pintinho piu
A barata diz que tem
A música pode ser inserida de maneira natural na rotina das crianças, vamos tentar?
Graduada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO em Fonoaudiologia. Especialização em Linguagem pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Possui experiência em alterações de aprendizagem, Leitura e Escrita e Alterações de Fala Infantil, como Atraso no Desenvolvimento da Fala, Transtornos Fonológico e Apraxia de Fala na Infância.
CRFa 2-20836