INFLUÊNCIA AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM

NEUROPLASTICIDADE

fono

Devido à intensa neuroplasticidade durante a primeira infância,  as experiências e interações da criança com o ambiente têm um grande impacto em sua vida e em suas habilidades linguísticas. Este, pode ser de forma positiva ou negativa. Desta maneira, o desenvolvimento cerebral é influenciado pelas variações de quantidade e qualidade de estímulos ambientais. O desenvolvimento cognitivo, ainda de é construído e moldado pelos efeitos interativos da predisposição genética e da influência ambiental. Portanto, seus circuitos em desenvolvimento afetam o aprendizado de maneira incisiva (Shonkoff, 2011)


INFLUÊNCIA AMBIENTAL x DESENVOLVIMENTO

Sendo assim, o desenvolvimento de linguagem sofre grande influência de aspectos sociais e ambientais. O nível cultural e o ambiente linguístico familiar são fatores que influenciam o desenvolvimento do vocabulário, fonologiae das habilidades correlacionadas ao processo de aprendizagem. Desta forma, o adulto desempenha junto ao ambiente determinada influência durante a aquisição de linguagem ao longo do desenvolvimento infantil.


AMBIENTE ESTIMULADOR: Como proporcionar?

Fonoterapia

O papel do adulto neste momento, é ser um tutor para a criança. Estimular o seu desenvolvimento através de reconto de histórias, brincadeiras de faz de conta, idas ao mercado e as feiras de maneira proveitosa a fim de enriquecer o vocabulário através do conhecimento de mundo e de experiências. Contudo, torna-se necessária que a TV ou o iPad estejam desligados, e que as brincadeiras construtivas, culturais, que envolvam relações interpessoais sejam prioridade nesta etapa da vida da criança.

Outro passo importante, é ser o “repertório da criança”. Quando as novidades chegam, a criança ainda não tem total domínio da linguagem e da sua capacidade comunicativa, desta forma o adulto deve funcionar como espelho, dando sempre o exemplo e o suporte linguístico necessário para que a criança consiga se comunicar de maneira efetiva.


FONOAUDIOLOGIA: além do Setting terapêutico

Portanto, torna-se necessário que a terapia fonoaudiológica saia do setting terapêutico e vá para casa. As atividades realizadas em terapia devem ser complementadas em casa, através de exercícios propostos pela fonoaudióloga e por “metas” para que a experiência do pequeno amplie em outros ambientes FORA da terapia. O ambiente deve ser rico, para que assim as necessidades linguísticas das crianças sejam SEMPRE supridas!

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