A disfagia é o diagnóstico dado quando uma pessoa tem dificuldade de engolir (desde alimentos até mesmo a saliva). Essa dificuldade pode ocorrer quando o alimento está em nossa boca até o momento da passagem dele pela faringe.
Sendo assim, como podemos identificar? Se você conhece alguém que tosse ou engasga com frequência quando come, é necessário procurar um fonoaudiólogo. Além da tosse, outros sintomas podem ser observados. Por exemplo, pneumonias de repetição, refluxo ou aquela sensação de bolo na garganta.
O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para tratar esse paciente, realizando exercícios, orientações e até mesmo adaptações das consistências dos alimentos. Para que, desta forma, o paciente consiga comer sem riscos. Alguns materiais são recomendados para auxiliar o paciente durante a refeição, como os canudos de plástico, pois eles têm maleabilidade e fornecem baixo risco de infecção.
Como sabemos, este utensílio está em discussão projetos de leis que trazem como objetivo reduzir o consumo desse material, para amenizar seu impacto no meio ambiente. A ideia de diminuir o uso do canudo plástico por causas a
mbientais é válida. Entretanto, é preciso pensar também que, para muitas pessoas com deficiência, ele ainda é a melhor solução.
Hoje no mercado podemos encontrar canudos feitos de vários outros materiais, como tubos de vidro, metal e bambu. No entanto, muitas vezes, eles não são adequados para o usuário, pois dificultam o posicionamento devido à rigidez dos materiais.
Além disso, pessoas com deficiência acabam sendo suscetíveis a outros tipos de doenças, portanto a utilização de materiais descartáveis é mais segura a fim de garantir a higienização e minimizar os riscos de infecção.
Como sociedade, precisamos de soluções que respeitem as pessoas com deficiência, embora também precisamos considerar o meio ambiente. E o mais importante de tudo, temos que ter consciência quanto a utilização de utensílios que são nocivos ao meio ambiente, independente de serem proibidos por leis ou não.
Fonoaudióloga Graduada pela Universidade Federal de São Paulo
Especializanda em Fala e Linguagem pela Universidade Federal de São Paulo
Atua na área de Transtornos Neurológicos Adquiridos da fala e da linguagem do adulto.