ATRASO MOTOR DA FALA: o que é?

Atraso na Fala, Apraxia de Fala na Infância e Atraso Motor da Fala

Em alguns outros artigos publicados no blog, tratamos de maneira direta o Atraso na Fala. Contudo, este termo é normalmente utilizado para tratar de crianças que não tenham uma alteração marcante no aspecto motor da fala. Porém, algumas crianças que chegam no consultório fonoaudiológico apresentam características em comum durante a tentativa de produção de fala. Estas crianças normalmente não se enquadram e não preenchem critérios para Apraxia de Fala na Infância, embora apresentem manifestações relacionadas aos aspectos motores de fala.

Definição

fono para criançaO atraso motor de fala está relacionado à execução neuromotora, especificamente, há um atraso na maturação do sistema motor da fala, causando dificuldade principalmente na precisão articulatória (Shriberg et al., 2019).

As crianças com este quadro são 3-4 vezes mais comuns na clínica fonoaudiológica do que crianças com Apraxia de Fala na Infância. Sendo assim, de 10 a 12% das crianças que apresentam alterações de fala, estão inseridas neste diagnóstico. A prevalência populacional é de 4 crianças a cada 1.000 (Shriberg et al., 2019)

Avaliação e Intervenção

Os profissionais podem observar essas crianças com alterações específicas durante a produção de fala. Por exemplo, deslizamento lateral/horizontal da mandíbula, menor capacidade de controlar abertura de mandíbula (especialmente durante a produção de algumas vogais), dificuldade em protruir e retrair os lábios com precisão ou movimentos retraídos excessivos dos lábios superiores.

As crianças com alterações motoras de fala apresentam resistência às abordagens terapêuticas tradicionais. Sendo assim, é importante que esta seja identificada o quanto antes por um profissional com expertise na área.

Atualmente, alguns estudos apontam o uso de pistas proprioceptivas como principal caminho terapêutico. O PROMPT tem sido uma técnica muito utilizada nestes casos, e os resultados, em um período superior à 10 semanas de intervenção, tem se mostrado favorável.


Referências:
Shriberg LD, Kwiatkowski J, Mabie HL. Estimates of the prevalence of motor speech disorders in children with idiopathic speech delay [published correction appears in Clin Linguist Phon. 2019;33(8):815-816]. Clin Linguist Phon. 2019;33(8):679-706. doi:10.1080/02699206.2019.1595731
Namasivayam, A. K., Huynh, A., Granata, F., Law, V., & van Lieshout, P. (2020). PROMPT intervention for children with severe speech motor delay: a randomized control trial. Pediatric Research, 1-10. https://doi.org/10.1038/s41390-020-0924-4

Deixe um Comentário

error: