10/01/2021

Linguagem Infantil

Por que a criança atrasa para falar?

O desenvolvimento da linguagem  é um processo que gera muitas dúvidas aos pais. Sendo assim, é importante estar atento aos sinais de que seu pequeno pode estar atrasado em relação as habilidades linguísticas que a maioria das crianças da faixa etária dele.

Os fatores ambientais e hereditários podem influenciar direto ou indiretamente neste processo. Assim, muitas crianças bebês começam a falar suas primeiras palavrinhas como “mamãe” e “dada” no primeiro aninho de vida.  A maioria consegue ter um pequeno vocabulário composto por até 15 palavras aos 18 meses de idade.

Vale ressaltar que o atraso na fala e o atraso de linguagem são quadro distintos. Contudo, são difíceis de diferenciar em um momento inicial. Entretanto, ambos os quadros necessitam de avaliação e orientação profissional.

O que difere?

atraso de fala é quando uma criança não apresenta o desenvolvimento da fala como o esperado para aquela fase da vida. Uma criança com atraso na fala pode usar palavras para expressar ideias e representar frases. Contudo, é difícil compreender a solicitação, comentário ou protesto que aquela tenta realizar.

O atraso de linguagem está relacionado à diversos aspectos de linguagem, desde expressão e podendo afetar também a compreensão. Sendo assim, o atraso de linguagem pode interferir em elaborações de narrativas, reconto do que houve na escola e até um diminuição significativa de vocabulário.

Os dois quadros afetam o desenvolvimento da fala, porém o atraso de linguagem requer maior suporte para que a criança supere tal déficit.

Qual a origem?

Essas alterações de linguagem estão correlacionadas à possíveis fatores ambientais como aspectos hereditários. Um ponto relevante é que é comum crianças apresentarem otites de repetição, e isto pode interferir na aquisição da fala. Além disso, é importante que o ambiente qual a criança está inserida seja rico em estímulos. Neste ponto a entrada ao ambiente escolar pode favorecer o desenvolvimento de fala e linguagem. Atualmente, existem alguns estudos que relacionam o bilinguismo ao atraso na fala também.

Ao perceber um ritmo de desenvolvimento lento em seu filho, procure um especialista. O profissional poderá verificar se a criança está ou não atingindo as metas esperadas. Muitos atrasos não são sérios e se diagnosticados precocemente, as chances de sucesso no tratamento e desenvolvimento da criança são enormes. O desenvolvimento de linguagem é preditor em diversos outros processos, como o de alfabetização. Desta maneira, não existe CEDO DEMAIS para buscar ajuda.


Deixe um Comentário

error: