ATIVIDADES ESCOLARES EM CASA: E AGORA?
O ambiente doméstico é diferente do ambiente escolar ao qual as crianças estão acostumadas. Assim, isto requer das famílias organização. E isto envolve as atividades propostas, dar continuidade ao conteúdo pedagógico, e também todo o ambiente domiciliar.
Assim, desde o início do isolamento social, muitas escolas optaram pela continuação do conteúdo pedagógico. Este, apresentado através de aulas online e envio de conteúdos para serem realizados em casa.
Pequenas estratégias e Grandes Resultados
O uso de rotinas, sejam visuais ou escritas, colabora com a organização da criança e pode diminuir a ansiedade para realizar uma determinada tarefa. A rotina fornece PREVISIBILIDADE. Desta forma, a criança consegue visualizar quanto falta para acabar ou chegar naquela atividade prazerosa que ela tanto espera.
Além disso, para manter a motivação e favorecer a aprendizagem sugere-se a alternância dos conteúdos e a inserção de pequenos intervalos. Afinal, estas estratégias melhoram o rendimento da criança. Assim, ao término cada conteúdo, oriente a criança a realizar uma pequena parada (alongamento, água ou banheiro). Ainda assim, pode-se inserir um jogo de interesse da criança como intervalo, a fim de estabelecer metas e trocas.
Algumas dicas de como organizar e favorecer o processo de aprendizado do seu filho durante a quarentena:
- Elabore uma rotina junto ao seu filho: para as crianças pequenas não leitoras, use figuras representativas para cada atividade. Por exemplo: televisão para o horário que ela poderá assistir TV; lápis e caderno para o período que deverá realizar as atividades da escolar; etc.
Para os maiores e já leitores, crie a rotina estabelecendo horário e escrevendo cada tarefa. Portanto, em ambos os casos, ao finalizar uma tarefa a criança pode marcar de alguma forma, sinalizando que tal atividade acabou e iniciar a próxima
- Antecipe as atividades do dia: ao antecipar as atividades, a criança consegue se organizar e cumprir com as tarefas do dia, e pode diminuir a ansiedade para realizar uma determinada tarefa, pois, ao saber quais são todas as atividades do dia e marcar cada uma que é realizada, a criança consegue visualizar quanto falta para acabar ou chegar naquela atividade que ela tanto espera.
- Analise e organize as atividades recebidas: verifique o nível de dificuldade das atividades, as matérias/ conteúdos abordados, se as atividades possuem algum tipo de roteiro ou esquema norteador do que é esperado, se possuem todos os materiais necessários para a realização e estipule o tempo necessário para cada atividade.
- Ao executar as atividades: verifique se estão com todos os materiais necessários.
- Insira pequenas pausas e alterne os conteúdos: adotando essa postura você mantém a motivação da criança e favorecer a aprendizagem, além de melhorar seu rendimento, assim, ao final de cada conteúdo, oriente a criança a realizar um pequeno intervalo
- Monitore a realização das tarefas: verifique se a criança apresenta dificuldades e a qualidade de execução da atividade através de alguns direcionamentos, como: meu filho consegue compreender o enunciado?; consegue se lembrar se já realizou atividade semelhante?; analisa a tarefa antes de realiza-la?; pede ajuda quando necessário?; mantém a atenção durante sua execução?; utiliza estratégias adequadas para a resolução da atividade?; verifica o resultado final?; entre outros.
Neste momento de mudanças, devemos ser estrategistas! A fim de proporcionar um processo contínuo de aprendizado aos nossos pequenos!
Fga. Helena Sousa
Graduada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO em Fonoaudiologia. Especialização em Linguagem pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Possui experiência em alterações de aprendizagem, Leitura e Escrita e Alterações de Fala Infantil, como Atraso no Desenvolvimento da Fala, Transtornos Fonológico e Apraxia de Fala na Infância.
CRFa 2-20836