A Educação formal infantil é algo que, para alguns pais, ainda é difícil saber quando iniciar. Contudo, este momento é único e mágico na vida das crianças. Neste período, inicia-se o novo sendo rico e propiciando um ambiente de estímulos diversos. Além disso, a educação infantil favorece o desenvolvimento cognitivo, social, motor e emocional. O convívio em grupo e aproximação das crianças à outras crianças favorecem e ampliam seus ganhos de novos conhecimentos. Isto dá-se principalmente pela imitação que nesta etapa da vida é extremamente notória. Assim, tornando este período fértil para ampliar a comunicação.
Vale ressaltar, que grande parte das experiências proporcionadas pela educação infantil interferem significativamente no desenvolvimento e na formação do cidadão. Nesta etapa, a brincadeira proporcionar alegria e novos conhecimentos de mundo. Assim favorecendo o desenvolvimento da criatividade, do cognitivo, da estabilidade emocional, lidando diretamente com sentimentos e compartilhando com os colegas aquele momento. A criança cria situações rotineiras o que colabora na construção, da imagem de si mesmo e do mundo que a cerca.
A educação infantil também é capaz de ampliar a autonomia. Portanto, durante o dia-a-dia, incentiva-se a criança aos cuidados com a higiene, à organização de seus próprios materiais, a organização da sala, à importância da alimentação, à responsabilidade, à construção autônoma das atividades, e ao desenvolvimento do senso crítico-reflexivo e da autoconfiança. A autonomia é essencial à vida, pois enquanto cidadão, precisa ser capaz de lidar com diversas situações, lidando principalmente com escolhas relacionadas a si mesmo. Desta forma, visando o seu bem-estar com o outro, podendo agir com segurança. Outro fator importante, são as experiências com música e artes. Estas têm papel para a formação do simbólico, pois influenciam no desenvolvimento da imaginação.
A Leitura e Escrita não ficam de fora, é neste período que este novo universo é introduzido de maneira minuciosa para a criança. A inserção desta pode direcionar a criança à se tornar um adulto adepto dela. Assim, fazendo com que a criança sinta facilidade na comunicação, na compreensão de textos e na escrita, ampliando principalmente seu vocabulário e conhecimento gramatical.
Por fim, ressalta-se que a educação infantil é um novo mundo a ser desbravado. Quando a criança recebe estímulo, atenção e convive em grupo, seu desenvolvimento agradece!
Graduada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO em Fonoaudiologia.
Mestre em Ciências pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.
Experiência em alterações de fala infantil, como: apraxia de fala na infância, autismo, comunicação alternativa (PECS), gagueira, atraso na fala e transtorno fonológico. Além disso, atua com orientação parental voltada ao desenvolvimento infantil.
CRFa 2-20413