Terapia online: para quem é indicado?

Os atendimentos online surgiram como uma necessidade em 2020 por conta da pandemia. Contudo, alguns atendimentos foram para esta modalidade e não retornaram ao presencial. Isto porque grande parte dos candidatos ao teleatendimento observaram ganhos mesmo que online. Mas, como são elencados os critérios para que o paciente permaneça em terapia online?

O fator principal é a relação faixa etária e capacidade de atenção desse paciente, sendo este o preditor da evolução e prognóstico do caso. fono online

Queixa principal

A queixa sempre deve ser levada em conta, uma vez que o teleatendimento nos limita, por exemplo, de interação social. Sendo assim, se a queixa está relacionada aos aspectos de iniciativa comunicativa ou planejamento de fala (TEA, TDAH, Atraso na fala, Apraxia de Fala na Infância) a modalidade online não será indicada. Porém, caso seja um caso de trocas de sons na fala (a critério de idade), dificuldades escolares, dificuldades de aprendizado ou atendimento adulto, a terapia online pode ser sim um fator a ser pensado.

Idade x período de atenção

Quando o assunto é terapia online é importante ressaltar que o fator tempo de atenção. O período de atenção é de 3 – 5 minutos por ano de idade da criança. Logo, uma criança de 3 anos deveria direcionar a atenção à uma atividade entre 9 – 15 minutos. Sendo assim, isto inviabiliza o teleatendimento, uma vez que a troca de estratégias e brincadeiras é limitada. Ao contrário do presencial, que este período de atenção pode ser renovado a cada estratégia iniciada.

Mas e para os adultos?

A terapia online para os adultos caiu como uma luva. Além de facilitar a questão de deslocamento, o paciente tem um enorme benefício por conta da organização de sua própria agenda. Estes casos são os que mais apresentam resultados em um curto período de tempo de intervenção, e com todas certeza são os melhores candidatos à modalidade.

O modelo de atendimento deve ser sempre discutido com o profissional. No Por Trás das Letras existe teleatendimento para fonoaudiologia, psicologia e psicopedagogia. Sendo assim, converse com seu terapeuta e discuta qual a melhor modalidade para você.



 

Deixe um Comentário

error: