FONOAUDIOLOGIA EM: Síndrome de Down

O que é a Síndrome de Down?

Fonoaudiologia

A Síndrome de Down é uma alteração genética também conhecida por trissomia do cromossomo 21. Isto porque ocorre a presença de um cromossomo a mais nas células. Ou seja, o par 21 contém três cromossomos ao invés de dois.

A incidência de nascimento de crianças com a Síndrome de Down esta correlacionada à idade materna, porém qualquer casal pode ter um filho com a síndrome. As crianças com Síndrome de Down possuem algumas características não esperadas no desenvolvimento típico:  hipotonia muscular; prega horizontal única na palma das mãos; mão pequenas; olhos com linhas ascendentes; nariz pequeno; orelha pequena; língua hipotonica e geralmente em posição inadequada. Contudo, nem todos sinais estão presentes geralmente, e com o tempo alguns podem se atenuar.

Síndrome de Down e Fonoaudiologia

A intervenção fonoaudiológica na Síndrome de Down

A fonoaudiologia deve ser inserida em todas as fases do desenvolvimento da pessoa com Síndrome de Down. Ainda estimular diversas áreas, como: áreas de cognição, linguagem, alfabetização, musculatura orofacial, adaptação escolar e até de materiais. O tratamento deve ser iniciado logo quando bebês, devido algumas alterações de musculaturas orais que podem interferir na alimentação e transição alimentar.

O fonoaudiólogo deve criar estratégias a fim de aplicar a estimulação precoce, pois nesta etapa do desenvolvimento a neuroplasticidade é intensa, e assim, a capacidade de aprendizado deve ser aproveitada. A estimulação deve ser abordada com profissionais capacitados, e que entendam o quanto a autonomia deve ser o objetivo principal. O trabalho deve ser consistente, individualizado e repetitivo, para que assim os objetivos trabalhados sejam consolidados.



 

Deixe um Comentário

error: