A Intervenção Precoce na Síndrome de Down

Como a Fonoaudiologia auxilia na atenção à criança com Síndrome de Down?

A Síndrome de Down é caracterizada pela presença de um cromossomo 21 extra, ou seja, trissomia do 21. Desta forma, caracteriza-se uma síndrome genética. O atraso no neurodesenvolvimento atraso na fala ou apraxia de fala, a hipotonia muscular e respiração oral são características da síndrome e onde a fonoaudiologia atua neste quadro.


Mas quando o fonoaudiólogo pode iniciar a intervenção?

No momento da amamentação

A maior parte das crianças com síndrome de Down nasce com uma hipotonia generalizada. Assim, seus músculos são muito fracos e precisam de treino para serem fortalecidos. Uma das consequências é a dificuldade na pega da mamada no peito. Através de treinos de motricidade orofacial e ajustes necessários, a terapeuta auxilia a amamentação da criança. Além disso, o profissional orienta e adapta os bicos de mamadeira, quando necessário.


Na introdução alimentar

Ao longo do desenvolvimento, a criança será apresenta a novas consistências e texturas alimentares. No entanto, muitas vezes as estruturas necessárias para a mastigação e a deglutição (língua, bochecha, lábios), estão flácidas e precisarão de treinos para execução correta. Além disso, pode ser necessário a substituição e auxílio nos utensílios utilizados para as ofertas alimentares, dependendo de cada caso.


Aquisição da fala e linguagem

A hipotonia também pode afetar a produção de fala. Deste modo, para que a criança consiga produzir melhor e de modo correto os sons da fala, as estruturas fonoarticulatórias, como lábio, língua e bochechas precisam estar funcionando adequadamente. Por isso a importância dos treinos articulatórios.

Além dos aspectos anatômicos, é preciso estimular a aquisição de diferentes habilidades cognitivas, visto que é comum a presença de deficiência intelectual. Através do desenvolvimento da brincadeira e da estimulação em diferentes situações, as crianças vão adquirindo vocabulários e aprendendo novas palavrinhas.


A Síndrome de Down apresenta uma diversidade de quadros, sendo assim as dificuldades de cada criança sofre variação. É imprescindível o trabalho multidisciplinar do fonoaudiólogo junto a fisioterapia, terapia ocupacional e psicopedagogia. Além disso, a intervenção precoce nestes casos tem mostrado resultados surpreendentes principalmente quanto aos aspectos de fala. Por isto, é muito importante que a intervenção não demore, e que pegue a janela de oportunidades durante a primeira infância.

O acolhimento e o cuidado dessas crianças e de suas famílias deve visar o ganho funcional, a superação de suas dificuldades individuais e a inclusão social/ambiental.


Deixe um Comentário

error: