O processamento auditivo central (PAC) é o termo usado para descrever uma série de operações mentais que o indivíduo realiza ao lidar com informações recebidas pela nossa audição. Assim, pode ser definido pelo conjunto de habilidades necessárias à interpretação dos sons. Estas habilidades são: detecção, discriminação, reconhecimento e memória. Assim, defasagens nestas podem interferir nos comportamentos cotidianos do sujeito.
Os testes da Avaliação do Processamento Auditivo Central podem indicar déficits que contribuem em defasagens no processo de aprendizagem. Sendo assim, a alteração de PAC pode interferir, por exemplo, na alfatabetização e aprendizado de uma segunda língua.
O transtorno do processamento auditivo central (TPAC) do faz com que ocorra uma dificuldade na interpretação dos padrões sonoros. Desta forma, prejudicando o indivíduo entender, discriminar, reconhecer, recordar e/ou compreender informações apresentadas através da audição. E assim, ocasionando prejuízos na compreensão das informações, atraso de linguagem, alterações no comportamento e dificuldades acadêmicas.
As pessoas que apresentam transtorno do PAC costumam manifestar dificuldades especialmente quando ingressam no ambiente escolar. Elas geralmente demonstram dificuldade de manter a atenção, recordar o que aprenderam auditivamente, identificar o local de origem dos sons, distraem-se facilmente, têm lentidão para responder, pedem constantemente repetição da informação, e apresentam dificuldades na aquisição da leitura e da escrita. Também pode-se encontrar nestes indivíduos dificuldade de acompanhar a conversação em ambientes ruidosos/barulhentos e desconforto quando expostos a sons intensos.
Um dos tratamentos para o transtorno do processamento auditivo central é o Treinamento Auditivo Acusticamente Controlado (TAAC), com tarefas de estimulação auditiva, memória, habilidade de figura-fundo (a que nos permite entender a fala em ambientes ruidosos, por exemplo), entre outras formas de aprimorar o aprendizado perceptual, incluindo as variações de silêncio entre os estímulos e a variação da frequência e duração sonora.
Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo. Mestranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo. Atua principalmente em alterações de linguagem em adultos e distúrbios da audição.
CRFa: 2-21764