O que é DISARTRIA?

O que é?

A fala é processo decorrente da participação conjunta e harmoniosa de cinco bases motoras.

Sendo elas:

  • respiração
  • fonação
  • ressonância
  • articulação
  • prosódia.

Sendo assim, o termo “disartria” refere-se à um grupo de distúrbios da fala resultantes de alterações no controle muscular dos mecanismos envolvidos na produção da fala.tratamento ave

As alterações podem decorrer de lesões cerebrais do sistema nervoso central ou periférico. Tais lesões resultam em dificuldades  na comunicação oral devido a paralisia, fraqueza ou incoordenação da musculatura da fala. Ainda, existem algumas características comuns entre esses pacientes. Assim, a imprecisão na articulação das consoantes, monoaltura, monointensidade e velocidade de fala lenta são características comuns nesta patologia. A depender do paciente, essas características mudam ou ainda podem não estar presentes em alguns casos.

As disartrias se diferenciam por características da fala, como emissão oral diferente nos diversos quadros, localização da lesão cerebral,  tipo de disfunção neuromuscular resultante e, principalmente, características da voz distintas.


Por que ocorre?

As causas desse distúrbio são: Traumatismo Cranioencefálico, Distúrbios Vasculares, AVC em tronco encefálico, múltiplos AVCs, Esclerose Lafono adultoteral Amiotrófica (ELA), Esclerose Múltipla, Síndrome de Guillain-Barré, doença de Parkinson, Coreia de Hunginton, distonia, tremor vocal essencial.


Qual o tratamento?

O início do trabalho com esses pacientes tem como primeira etapa a avaliação completa de todas as bases motoras envolvidas na fala, a fim de proporcionar a reabilitação adequada com diagnóstico preciso.

Então, a partir desta avaliação, o fonoaudiólogo com expertise na área traçará objetivos reais com o paciente e família para a reabilitação. Além disso, buscando sempre uma comunicação funcional para o paciente, pois a comunicação está presente em todos os aspectos do nosso cotidiano.

O tratamento não é breve. Em grande maioria dos casos e deve ocorrer em conjunto com uma equipe multiprofissional.  O tempo de tratamento depende diretamente de qual foi a lesão sofrida e em quanto tempo o tratamento foi iniciado.


Deixe um Comentário

error: