O que é AFASIA?

A afasia é uma alteração de linguagem que pode atingir tanto a comunicação oral como a comunicação escrita. Esta  geralmente esta presente após alterações neurológicas. A causa mais comum é o AVC. Porém, pode estar associada ao aneurisma, TCE e envelhecimento.tratamento ave


Quais os sintomas?

Ainda, afeta principalmente aspectos de conversação. Sendo assim, a comunicação oral pode estar impactada em relação aos seguintes aspectos:

  • Entender o que as pessoas falam

  • Como expressamos um pensamento ou uma ideia

  • Uso adequado de palavras

  • Dificuldade de comunicação escrita  (habilidade de ler e entender o que foi lido e também a capacidade de escrever).

Além disso, essas alterações aparecem em conjunto e podem apresentar diferentes graus. Assim, existem quadros leves, com poucas manifestações sintomáticas (alguma troca de palavra ou esquecimento da palavra),  e o grau mais grave, como não conseguir falar nada.


Como é o tratamento?

A reabilitação tem como função adequar e/ou ampliar a comunicação do paciente. Os fonoaudiólogos são os profissionais responsáveis pela reabilitação dessas alterações de comunicação. Portanto, o inicio do trabalho ocorre após o encaminhamento médico para uma avaliação fonoaudiológica detalhada. Assim, é possível avaliar e estabelecer quais são os níveis de alterações que comprometeram a comunicação desse paciente.

A partir dessa avaliação, o profissional traça metas e objetivos reais com o paciente e com a família, elaborando um plano individualizado para cada caso. O objetivo desse profissional é melhorar a vida do paciente, pois a comunicação está presente em todos os aspectos de nossa sociedade. O processo de intervenção é iniciado de acordo com a demanda e rotina do paciente, mas o objetivo é único: devolver o que nos difere das outras especies, a comunicação. fono adulto

O tratamento, em geral, não é breve. Ainda, acontece de forma multiprofissional, de acordo com a demanda do paciente. Vale ressaltar que, o que é determinante nestes casos são os seguintes fatores: qual foi a lesão sofrida pelo paciente e quando teve início o tratamento.


Deixe um Comentário

error: