O Processamento auditivo refere-se a maneira do nosso sistema auditivo central de interpretar os sons que escutamos. Assim, quando ouvimos algo, o som entra pelas nossas orelhas, e para ser compreendido é “traduzido” pelo nosso cérebro.
Existem DIVERSAS dificuldades que sinalizam este déficit, como por exemplo, dificuldade para prestar atenção em ambientes ruidosos (escola, restaurante e etc.), solicitar com frequência que a pessoa repita o que foi dito (“Hã?”), confusões quando recebe instruções verbais, dificuldades escolares, dificuldades de memória, dificuldade em aprender uma segunda língua, dificuldade em entender piadas, entre outras alterações.
Essas alterações interferem diretamente na concentração, compreensão e aprendizagem do indivíduo. Por isso, é muito importante a procura por uma fonoaudióloga quando a criança apresenta dificuldades de aprendizagem ou de estabelecimento da Leitura e da Escrita, a alteração do processamento auditivo pode estar interferindo na ampliação de conhecimentos. Para o diagnóstico adequado é necessária uma avaliação complete em cabine, com teste validados e adequados para a faixa etária do indivíduo.