A Síndrome de Down é uma alteração genética também conhecida por trissomia do cromossomo 21. Isto porque ocorre a presença de um cromossomo a mais nas células. Ou seja, o par 21 contém três cromossomos ao invés de dois.
A incidência de nascimento de crianças com a Síndrome de Down esta correlacionada à idade materna, porém qualquer casal pode ter um filho com a síndrome. As crianças com Síndrome de Down possuem algumas características não esperadas no desenvolvimento típico: hipotonia muscular; prega horizontal única na palma das mãos; mão pequenas; olhos com linhas ascendentes; nariz pequeno; orelha pequena; língua hipotonica e geralmente em posição inadequada. Contudo, nem todos sinais estão presentes geralmente, e com o tempo alguns podem se atenuar.
A fonoaudiologia deve ser inserida em todas as fases do desenvolvimento da pessoa com Síndrome de Down. Ainda estimular diversas áreas, como: áreas de cognição, linguagem, alfabetização, musculatura orofacial, adaptação escolar e até de materiais. O tratamento deve ser iniciado logo quando bebês, devido algumas alterações de musculaturas orais que podem interferir na alimentação e transição alimentar.
O fonoaudiólogo deve criar estratégias a fim de aplicar a estimulação precoce, pois nesta etapa do desenvolvimento a neuroplasticidade é intensa, e assim, a capacidade de aprendizado deve ser aproveitada. A estimulação deve ser abordada com profissionais capacitados, e que entendam o quanto a autonomia deve ser o objetivo principal. O trabalho deve ser consistente, individualizado e repetitivo, para que assim os objetivos trabalhados sejam consolidados.
Graduada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO em Fonoaudiologia.
Mestre em Ciências pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.
Experiência em alterações de fala infantil, como: apraxia de fala na infância, autismo, comunicação alternativa (PECS), gagueira, atraso na fala e transtorno fonológico. Além disso, atua com orientação parental voltada ao desenvolvimento infantil.
CRFa 2-20413