A base para o desenvolvimento de LINGUAGEM

Garanta que a base seja SÓLIDA!

Quando começamos a planejar uma construção, iniciamos pela base. Assim, nosso objetivo é fornecer estrutura e garantia de que a base seja resistente e segura. Desta maneira, quando arquitetarmos o acabamento, a nossa construção estará preparada para recebe-lo.Fono para criança

O mesmo princípio deve ser mantido quando se trata de desenvolver as primeiras habilidades de linguagem. Ainda assim, as habilidades precursoras devem ser desenvolvidas e estimuladas durante os primeiros anos de vida. A interação durante as atividades diárias faz parte deste caminho. A criança precisa saber como as interações e trocas funcionam. Desta forma, aprenderá a enviar mensagens e manter uma conversa ou troca comunicativa. Sendo assim, o compartilhar atenção, a sustentação do olhar, a intenção comunicativa por meio do apontar,  fazem parte deste processo inicial. Uma vez que a criança tenha esse constructo, suas outras habilidades linguísticas podem continuar crescendo sobre essa base sólida.


Seja responsivo e receptivo!

O ponto inicial é ser um parceiro comunicativo RESPONSIVO e RECEPTIVO. Assim, ser receptivo significa incentivá-lo a realizar trocas comunicativas, reconhecendo o adulto como interlocutor. A criança precisa reconhecer o espaço de fala dela. Logo, o ideal é que o adulto não ocupe todo este espaço. Um outro ponto importante, é a criança perceber o que ela faz e fala, e o adulto chamar a atenção para algo apenas após isto. Dessa forma, a demonstração de interesse sob as ações da criança acaba por incentivar a interação e comunicação com você. Quanto mais oportunidades a criança tiver que represente trocas de turno (vai e vem), mais chances ela terá de compreender a comunicação.

Além disso, ser responsivo faz parte deste processo de maneira incisiva. Um aspecto relevante é estar de frente, na altura dos olhos e da criança durante os momentos de interação (cara a cara). Isto além de demonstrar interesse sobre o conteúdo transmitido pela criança, favorece o direcionamento de atenção dela ao adulto. Desta maneira, a imitação é favorecida.

Vale ressaltar a importância de deixar a criança direcionar a brincadeira, e nós como adultos, segui-la. Isso significa manter o foco nos interesses da criança e responder a ele de forma a manter a interação com trocas. Portanto, é necessário favorecer as questões comunicativas da criança.


Como fazer isto?

Imite seus sons e ações

Faça um comentário que descreva o que a criança está fazendo ou o que você acha que ele está tentando lhe dizer. Ainda, junte-se a ele e brinque com ela, mantendo o foco no que ele está fazendo e no que lhe interessa

Eventualmente, com base nessa base sólida, seu filho terá a oportunidade de adicionar novas habilidades de comunicação, como gestos, sons ou palavras. É assim que a aprendizagem de linguagem sempre funciona: primeiro aprendendo como interagir com os cuidadores e, depois, tentando atos comunicativos mais objetivos (como palavras).


Por fim, a base da linguagem sólida é a chave para seu sucesso como comunicador!

Deixe um Comentário

error: