O desenvolvimento da linguagem é um processo que gera muitas dúvidas aos pais. Sendo assim, é importante estar atento aos sinais de que seu pequeno pode estar atrasado em relação as habilidades linguísticas que a maioria das crianças da faixa etária dele.
Os fatores ambientais e hereditários podem influenciar direto ou indiretamente neste processo. Assim, muitas crianças bebês começam a falar suas primeiras palavrinhas como “mamãe” e “dada” no primeiro aninho de vida. A maioria consegue ter um pequeno vocabulário composto por até 15 palavras aos 18 meses de idade.
Vale ressaltar que o atraso na fala e o atraso de linguagem são quadro distintos. Contudo, são difíceis de diferenciar em um momento inicial. Entretanto, ambos os quadros necessitam de avaliação e orientação profissional.
O atraso de fala é quando uma criança não apresenta o desenvolvimento da fala como o esperado para aquela fase da vida. Uma criança com atraso na fala pode usar palavras para expressar ideias e representar frases. Contudo, é difícil compreender a solicitação, comentário ou protesto que aquela tenta realizar.
O atraso de linguagem está relacionado à diversos aspectos de linguagem, desde expressão e podendo afetar também a compreensão. Sendo assim, o atraso de linguagem pode interferir em elaborações de narrativas, reconto do que houve na escola e até um diminuição significativa de vocabulário.
Os dois quadros afetam o desenvolvimento da fala, porém o atraso de linguagem requer maior suporte para que a criança supere tal déficit.
Essas alterações de linguagem estão correlacionadas à possíveis fatores ambientais como aspectos hereditários. Um ponto relevante é que é comum crianças apresentarem otites de repetição, e isto pode interferir na aquisição da fala. Além disso, é importante que o ambiente qual a criança está inserida seja rico em estímulos. Neste ponto a entrada ao ambiente escolar pode favorecer o desenvolvimento de fala e linguagem. Atualmente, existem alguns estudos que relacionam o bilinguismo ao atraso na fala também.
Ao perceber um ritmo de desenvolvimento lento em seu filho, procure um especialista. O profissional poderá verificar se a criança está ou não atingindo as metas esperadas. Muitos atrasos não são sérios e se diagnosticados precocemente, as chances de sucesso no tratamento e desenvolvimento da criança são enormes. O desenvolvimento de linguagem é preditor em diversos outros processos, como o de alfabetização. Desta maneira, não existe CEDO DEMAIS para buscar ajuda.
Graduada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO em Fonoaudiologia.
Mestre em Ciências pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.
Experiência em alterações de fala infantil, como: apraxia de fala na infância, autismo, comunicação alternativa (PECS), gagueira, atraso na fala e transtorno fonológico. Além disso, atua com orientação parental voltada ao desenvolvimento infantil.
CRFa 2-20413