Quando participamos do desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança muitas vezes utilizamos estratégias sem perceber. E o uso dessas estratégias pode ser benéfico para facilitar e auxiliar na aquisição de fala e linguagem. Assim, em muitos momentos conseguimos promover e orientar habilidades de fala e linguagem. Mas como aprimorar estes momentos tem sido a dúvida de alguns pais.
Essas estratégias podem ser utilizadas em diversos momentos, e não apenas naqueles específicos dedicados à criança. Muitas vezes durante a preparação das refeições, ao arrumar a casa, ao dar banho na crianças e durante as brincadeiras. Os resultados podem ser imediatos ou uma consequência das mudanças e adaptações.
Selecione as melhores estratégias de acordo com o desenvolvimento da comunicação da sua criança. A etapa de comunicação sempre deve ser levada em conta, afinal o objetivo é promover comunicação. Nestes momentos, é necessário observar e ouvir a criança também para que ela não se fruste.
Falar sozinho – fale em voz sobre o que você está fazendo para que a criança possa te ouvir.
Conversa paralela – fale em voz alta sobre o que a criança está fazendo, narrando suas ações.
Repetição – repita a mesma palavra diversas vezes durante o dia e em contextos diferentes, quando possível.
Aumente as oportunidades – selecione uma palavra-alvo para o dia todo e a utilize diversas vezes.
Adicione 1 palavra – adicione uma palavra a mais além da que seu filho está usando.
Modelo – dê o modelo de como a criança deve falar aquilo que elas querem dizer.
Um por vez – dê apenas um objeto/alimento (por exemplo) para que a criança tenha que pedir por mais.
Dê opções – dê duas opções para que a criança escolha e nomeie o que ela quer. “Você quer isso ou aquilo?” (nomeando cada uma das opções)
Fora do alcance – deixe fora do alcance da criança aquilo que ela mais usa para que ela peça a outra pessoa por essa coisa.
Espere! – dê uma pause e tempo para que a criança possa responder/ participar da conversa.
Comente – faça mais comentários do que perguntas
Pergunte – faça perguntas em que a resposta não seja apenas “sim” ou “não”. Utilize as perguntas como: quando: onde? Quem? O que?
Fale de novo – repita a frase que a criança disse colocando a entonação adequada na palavra-alvo.
Aproveite estas estratégias em diversos momentos. Já escolheu por onde começar?
Graduada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO em Fonoaudiologia. Especialização em Linguagem pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Possui experiência em alterações de aprendizagem, Leitura e Escrita e Alterações de Fala Infantil, como Atraso no Desenvolvimento da Fala, Transtornos Fonológico e Apraxia de Fala na Infância.
CRFa 2-20836