09/05/2020

Linguagem Infantil

DICA 7: Como facilitar a aquisição de fala e linguagem!

Quando participamos do desenvolvimento da fala e da linguagem de uma criança muitas vezes utilizamos estratégias sem perceber. E o uso dessas estratégias pode ser benéfico para facilitar e auxiliar na aquisição de fala e linguagem. Assim, em muitos momentos conseguimos promover e orientar habilidades de fala e linguagem. Mas como aprimorar estes momentos tem sido a dúvida de alguns pais.

Essas estratégias podem ser utilizadas em diversos momentos, e não apenas naqueles específicos dedicados à criança. Muitas vezes durante a preparação das refeições, ao arrumar a casa, ao dar banho na crianças e durante as brincadeiras. Os resultados podem ser imediatos ou uma consequência das mudanças e adaptações.

Selecione as melhores estratégias de acordo com o desenvolvimento da comunicação da sua criança. A etapa de comunicação sempre deve ser levada em conta, afinal o objetivo é promover comunicação. Nestes momentos, é necessário observar e ouvir a criança também para que ela não se fruste.


Algumas estratégias são:

Falar sozinho – fale em voz sobre o que você está fazendo para que a criança possa te ouvir.

Conversa paralela – fale em voz alta sobre o que a criança está fazendo, narrando suas ações.

Repetição – repita a mesma palavra diversas vezes durante o dia e em contextos diferentes, quando possível.

Aumente as oportunidades – selecione uma palavra-alvo para o dia todo e a utilize diversas vezes.

Adicione 1 palavra – adicione uma palavra a mais além da que seu filho está usando.

Modelo – dê o modelo de como a criança deve falar aquilo que elas querem dizer.

Um por vez – dê apenas um objeto/alimento (por exemplo) para que a criança tenha que pedir por mais.

Dê opções – dê duas opções para que a criança escolha e nomeie o que ela quer. “Você quer isso ou aquilo?” (nomeando cada uma das opções)

Fora do alcance – deixe fora do alcance da criança aquilo que ela mais usa para que ela peça a outra pessoa por essa coisa.

Espere! – dê uma pause e tempo para que a criança possa responder/ participar da conversa.

Comente – faça mais comentários do que perguntas

Pergunte – faça perguntas em que a resposta não seja apenas “sim” ou “não”. Utilize as perguntas como: quando: onde? Quem? O que?

Fale de novo – repita a frase que a criança disse colocando a entonação adequada na palavra-alvo.


Aproveite estas estratégias em diversos momentos. Já escolheu por onde começar?

 

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