DICA 6: Tudo que você precisa: LÁPIS, TINTA E PAPEL!

As crianças desenvolvem inúmeras habilidades através da imitação. Além da aquisição da linguagem, o desenho também é aprendido através desse processo. As crianças, portanto, começam a desenhar porque observam os adultos utilizando diferentes instrumentos para se expressar.

Inicialmente, os desenhos das crianças são compostos por inúmeras linhas, traços e formas que se entrelaçam. Estas, formam um emaranhado conhecido como garatuja. Durante este período, os pequenos irão explorar diferentes instrumentos e locais. Como por exemplo, as paredes e os chãos.

Portanto, a partir dos 4 anos de idade, as crianças começam a desenhar para registrar aquilo que veem e sentem, como num “jogo simbólico”. O desenho ganha expressividade à medida que as mãos, os gestos e os instrumentos se associam para ilustrar aquilo que cada indivíduo pensa.

Assim, ao longo de todas essas aquisições, inúmeras habilidades são adquiridas, como: coordenação motora fina, pensamento e comunicação.


Coordenação motora fina

A criança precisa aprender a controlar o giz, o lápis ou a caneta, sendo assim, começará a utilizar o polegar e realizará o movimento de pinça. Estas habilidades, mais posteriormente também são usadas em outros momentos, como para comer e durante o aprendizado de leitura e escrita.

Pensamento

Ao longo do dia, os pequenos são expostos a diferentes situações. Desta forma, iniciam o conhecimento sobre novos contextos e as consequências delas.

Assim, caso uma criança é mordida por uma cachorro, é possível que ela desenhe um cachorro bravo. Ou seja, aquela situação vivida gera pensamento e emoções na criança; muitas vezes esses sentimentos podem ser expressões nos desenhos.

Comunicação

As crianças aprendem que podem se comunicar de diferentes formas com seus pares. Deste modo a criança pode utilizar o meio verbal, meio gestual ou uma combinação destes. Sendo assim, são capazes de transmitir mensagens sobre aquilo que desejam compartilhar.

Por exemplo, quando a criança desenha duas crianças brincando, ela pode estar representando uma situação da rotina que aconteceu, ou algo que ela deseja fazer com seus amigos.

Portanto, durante este período é de extrema importância que os pais e cuidadores estimulem as crianças a expressarem-se por meio de desenhos. E isto pode ocorrer, inclusive, em momentos de lazer.

Desenho com a mão que virou uma árvore.


Como incentivar:

Apresente diferentes materiais: as crianças adoram experimentar diferentes instrumentos (giz de cera, lápis de cor, canetinhas, tintas e pincéis). É interessante explorar esses recursos para que a criatividade seja ampliada.

– Amplie os horizontes: as crianças, como já apresentamos, irão representar em desenhos aquilo que elas veem, por isso leve seu filho a parques, exposições de arte, museus, zoológico e cinemas*.

*Nas referências você encontrará uma lista de museus e pinacotecas que disponibilizaram parte de seus acervos online, durante a quarentena.

– Potencialize os achados da criança: durante as descobertas das crianças é importante que os pais e cuidadores as auxiliem à explorar ainda mais aquilo que elas observam, como por exemplo as diferentes cores que o céu pode apresentar ou mesmo os detalhes de alguns objetos.

– Faça desafios: após a leitura de algum livro, por exemplo, os pais podem propor às crianças que elas desenhem aquilo que entenderam. Os pequenos não precisam de modelos ou correções, eles podem explorar seus trabalhos sozinhos.

– Explore a criatividade da criança: quando oferecemos uma folha em branco às crianças, maiores são as possibilidades para que sua imaginação flua livremente.


ASSOCIANDO A LEITURA, COMPREENSÃO E OS DESENHOS:

Pintura com os pés que se tornou uma borboleta.

Muitas famílias tem o costume de ler para seus filhos na hora de dormir e porque não ampliar esta interação com os desenhos das crianças? Os pais podem propor a construção de uma roleta, na qual cada “casa” será um desenho que representa uma história. Assim, antes de dormir a criança deverá rodar o brinquedo e selecionar a história que deverá ser lida.

Durante a rotina da criança, é possível também propor que ela desenhe cenas de uma história em pedras ou mesmo em folhas de sulfite, e construa as sequencias corretas para leitura (da criança, se ela for mais velha, ou mesmo dos pais).


*Acervos virtuais

– MIS – Museu da Imagem e do Som de São Paulo

– Museu Casa de Portinari

– Pinacoteca de São Paulo

– Museu do Prado

– Museu do Louvre

– Pinacoteca de Brera


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