Alguns pais ainda não sabem, mas eles já têm o melhor brinquedo para o desenvolvimento da linguagem em casa. Eles não compraram em uma loja, mas é portátil, adaptável, rico em estímulos e as crianças têm muito interesse. Além disso, este brinquedo não custou nada, e as crianças têm um apresso enorme por ele. Os profissionais arriscam dizer que é o brinquedo preferido das crianças. Isto, porque o brinquedo mais rico para elas são os PAIS!
Os jogos sociais representam a brincadeira majoritária quando trata-se de linguagem infantil. Estes jogos não precisam de nenhum material, eles são compostos apenas pela interação pais-criança. Assim, isso acontece durante jogos sociais como “Cadê o bebê?” (peek-a-boo), cócegas, pega-pega, ciranda-cirandinha, entre outros.
As brincadeiras que envolvem interação representam uma gama de habilidades desenvolvidas e a desenvolver para crianças, com atraso de linguagem ou em desenvolvimento típico.
Vale ressaltar que algumas crianças têm período de atenção reduzido, assim alternar a atenção e compartilhar entre adulto e brincado pode ser uma tarefa difícil. Assim, a atenção que poderia direcionara para aprender com os pais, acaba ficando apenas no brinquedo. Porém, nas brincadeiras que envolvem apenas interação, a criança só precisa se concentrar em você. Isto favorece a atenção dele às suas ações, sons e o vocabulário que você usa durante o jogo.
Assim, essa repetição permite que você use as mesmas ações e palavras repetidas vezes. Por isso, é mais fácil para seu filho aprender essas palavras e ações e entender como e quando participar do jogo. Além disso, favorece que a concretização do aprendizado e que ele generalize para um novo contexto.
As melhores brincadeiras que envolvem interação são aquelas que os pais desenvolvem junto com a criança de acordo com o interesse dela. Por exemplo, para uma criança que adora dançar, inventar um jogo que envolva dança em conjunto enquanto a criança ouve uma música, pode ser muito motivadora. Desta maneira, ao criar a própria brincadeira, você pode adaptar às metas de linguagem do seu filho. O uso de frases e novos vocábulos podem ser utilizados e repetidos, e ainda assim, mantendo o interesse da criança na atividade.
Devido à estas brincadeiras girarem em torno de ações (correr, pular e dançar) de interesse da criança, se torna muito prazerosa a realização.Este contexto incentiva a criança a desempenhar a comunicação, faz com que ela tenha interesse em pedir mais, em pedir para repetir.
E então, qual será a nova brincadeira para este final de semana?!
Graduada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO em Fonoaudiologia.
Mestre em Ciências pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.
Experiência em alterações de fala infantil, como: apraxia de fala na infância, autismo, comunicação alternativa (PECS), gagueira, atraso na fala e transtorno fonológico. Além disso, atua com orientação parental voltada ao desenvolvimento infantil.
CRFa 2-20413