A leitura está presente em muitos momentos do dia-a-dia. Entretanto, muitas vezes relacionamos a leitura como o ato de decodificar códigos e à aprendizagem de informações. Porém a leitura proporciona muito mais que isso: o desenvolvimento do senso crítico, da imaginação, da criatividade e favorece o conhecimento da cultura.
Os livros propiciam vivências e trazem novas descobertas e possibilidades desde o primeiro ano de vida. Assim, a criança começa a desvendar os segredos do mundo e compreende-lo de forma prazerosa. Além disso, a interação com os livros contribui para o desenvolvimento cognitivo e intelectual, ampliando o vocabulário e estimulando a fala.
Entretanto, os pais relatam que as crianças não gostam de ler. No entanto, com a estimulação e exemplo dos familiares desde o início, isso pode ser modificado. A leitura não deve ser algo imposto ou obrigatório, e sim introduzida de maneira natural. Desta forma, o adulto deve demonstrar o interesse para a leitura e transformar em um momento fértil e prazeroso.
Desta forma, o primeiro fator a ser considerado é a faixa etária da criança. Porém, cada indivíduo apresenta habilidades e dificuldades específicas, podendo haver adaptações para que o livro seja mais apropriado para o seu filho.
Que tal começar a ler livros com o seu pequeno? Propicie momentos prazerosos e ricos em detalhes, seu filho viverá uma aventura junto com você e isso despertará seu interesse na leitura!
Graduada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO em Fonoaudiologia.
Especialização em Fonoaudiologia Pediátrica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Experiência em desvios do desenvolvimento infantil, Atraso na Fala, Transtorno no Desenvolvimento de Linguagem, Transtornos de aprendizagem e Estimulação Precoce. Ainda, possui experiência em dificuldades alimentares na infância como Disfagia Infantil, Recusa/seletividade Alimentar e Amamentação.
Crfa 2-21242