09/03/2020

Linguagem Infantil

“Como posso brincar com o meu filho?”

A brincadeira tem enorme importância para o desenvolvimento infantil. E, em alguns momentos nos deparamos com pais que não entendem o valor do brincar com os filhos. Embora o processo de aprendizagem formal, como escola, a segunda língua, natação ou judô seja importante, a interação pais-criança é muito relevante quando tratamos de desenvolvimento infantil.

Existem diversos tipos de brincadeiras ricas para o desenvolvimento infantil. Desde as de faz-de-conta até as que escondem através da brincadeira a demanda formal escolar. Sendo assim, não existe celular ou tecnologia que substitua a relação da criança com sua família ou com outras crianças. A convivência e a criatividade devem fazer parte da infância.

Fono para criança


Brincadeiras de faz-de-conta

As brincadeiras que simulam atividades de vida diária resultam em ampliação do vocabulário e familiaridade com alguma situação. Este tipo de brincadeira é importante para o desenvolvimento de repertório, assim a criança consegue aplicar o conhecimento em sua rotina.

Assim, as brincadeiras como cozinhar, ir ao supermercado, preparar um bolo, são ricas em novos vocábulos. O adulto neste momento pode deixar a criança conduzir a brincadeira, e ele criar situações hipotéticas para que a criança resolva. Ou até mesmo promover uma brincadeira de etapas e sequência.

 

Por exemplo, “vamos fazer um bolo! Mas acabou os ovos! E agora?! Aaah, vamos ao mercado com o carro, mas acabou a gasolina! Como vamos resolver isto?”.

E desta forma, deixar que a criança use a criatividade, e claro, se necessário dar todo o suporte linguístico e de experiência de mundo a fim de enriquecer a brincadeira.


Brincadeiras voltadas para a interação

As brincadeiras voltadas para a interação são possivelmente as mais primitivas quando se trata da relação pais e filhos. Por exemplo, esconder o rosto com as mãos quando a criança ainda é bem pequena envolve isto. A interação e sociabilização são importantes quando estamos falando do processo de imitação, desenvolvimento comunicacional e de linguagem. Estas brincadeiras desempenham diversos propósitos, mas o mais notório é a ampliação da comunicação.

A interação aplicada a brincadeira pode acontecer desde o cantar de uma música onde deixamos a criança completar (exemplo: “o sapo não lava o ….. (?)”) até uma ciranda. Outras possibilidades como pega-pega e esconde-esconde envolvem a atenção, coordenação e até mesmo noções matemáticas. E ainda assim, não deixam a desejar quando se trata de intenção comunicativa. As brincadeiras de interação não necessitam de nenhum material ou brinquedo, e são tão importantes (ou mais) como QUALQUER outra.

 

fonoaudiologia infantil


Vale ressaltar, que o adulto deve agir como interlocutor sem ocupar todo o espaço de fala. Devemos ser coadjuvantes, o papel principal sempre será da criança. O uso de tempo e prosódia são importantes para a criança entender que aquele é o momento de ela falar, interagir ou direcionar a brincadeira. Espere, observe…. E ENTÃO complemente! A criança precisa experimentar as mais diversas situações, e nós devemos estar lá para valorizar esta etapa.


 

 

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