REPERTÓRIO: a importância da comunicação

REPERTÓRIO: o que é isso?

O repertório de cada criança é baseado na experiência de mundo que ela adquiriu até então. Durante a infância e adolescência, os pais e a escola são os responsáveis e estimuladores. Eles farão com que esse repertório tenha uma base consistente para que a criança desempenhe de maneira satisfatória a sua comunicação.

O repertório rico é o que fornece o “jogo de cintura”, agilidade e prontidão para respostas. Sendo assim, funciona como um banco de dados, separado em arquivos, quais são, rapidamente, acionadas à medida que a criança vai deparando-se com as situações de sua rotina. Seja esta com amigos na escola, seja com os pais, ou até com pessoas que não compõe seu dia-a-dia. Logo, quanto maior o conhecimento de mundo da criança, mais chance ele tem de fazer relações e sinapses inteligentes e contextualizadas, devolvendo para seu interlocutor um conteúdo pertinente de maneira adequada.


E quando a criança não apresenta bom repertório?

As crianças com baixo repertório tendem a repetir a fala do adulto, mesmo que o adulto tenha feito uma solicitação ou uma pergunta. Além disso, não conseguem expressar de maneira adequada desejos e protestos, reagindo através de gestos para sinalizar algo. Ainda assim, as alterações pode ser observada quando a criança tem a reposta direcionada pelo adulto, e quando o adulto fornece o exemplo, ela melhora seu desempenho.


Ampliando o repertório

O primeiro passo para melhorar a comunicação da criança é averiguar como anda as relações interpessoais. Estas quais muitas vezes, tendem a estar prejudicadas caso o repertório seja inadequado. Vale ressaltar, a importância de uma avaliação minunciosa, muitas vezes a criança melhora seu repertório de acordo com o número de situações que é exposta em terapia, ampliando ricamente seu vocabulário e sua sintaxe. Assim, também é importante que o adulto haja como um tutor, sempre dando exemplos do ponto de vista da criança. Por exemplo, fazer uma pergunta à criança e fornecer a resposta logo em seguida, para que ela use como guia.

É importante lembrar que o baixo repertório pode estar associado à diversas alterações de linguagem e fala, sendo uma manifestação importante que sempre deve ser observada pelos pais.

Desta maneira, sempre pergunte o que seu filho realizou na escola; reconto de uma historia; criação de um faz-de-conta; entre outras atividades que o incentivem a produzir frases utilizando seu vocabulário. E quando ele apresentar dúvidas, seja o exemplo!

 

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