A fonoaudiologia na Doença de Parkinson

Você sabia que a doença de Parkinson afeta 1% da população mundial acima dos 65 anos de idade?

A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa, progressiva, que afeta o sistema nervoso central. A doença atinge as células presentes no cérebro responsáveis pela produção de dopamina. A dopamina é um neurotransmissor que tem função em diversas regiões cerebrais. Ainda, quando liberada desempenha papéis em nossas emoções, aprendizado, humor e atenção. Além disso, a dopamina atua também no sistema motor, e a sua deficiência pode afetar os movimentos. fono-parkinson

Os sintomas mais frequentes da doença Parkinsoniana são tremores, rigidez muscular, lentidão nos movimentos e alterações de fala e escrita. No Brasil, segundo pesquisas, há cerca de 200 mil pessoas com a doença.

As alterações de fala e voz são frequentes nestes casos, gerando impacto principalmente no tom de voz e no ritmo da fala. Além disso, o paciente também pode ter uma fala monótona, ou seja, sem variação de tons graves e agudos.

Vale ressaltar que a deglutição também pode apresentar comprometimento neste quadro clínico.A principal causa é a hipotonia muscular. (língua, lábios, bochechas, céu da boca e garganta). Sendo assim, os alimentos não são bem mastigados, podendo levar a engasgos, tosses e pigarros. Logo, dificuldades para engolir líquidos e comprimidos podem existir.

A fonoaudiologia é capaz de intervir e devolver à este paciente uma melhor conversação e inteligibilidade de fala. Por meio da intervenção é possível deixar a voz mais intensa e a fala mais clara e compreensível. Os benefícios da fonoterapia são notados em conversas com familiares e amigos após o início de processo de intervenção.

E assim, o paciente recupera a autoestima e se reinsere em seu meio social com mais prazer em se comunicar.


Deixe um Comentário

error: