Em março de 2021 completamos um ano de pandemia. Em muitos momentos acreditamos que não permaneceríamos tanto tempo diante deste cenário. As mudanças de rotina afetaram as modalidades de trabalho, as relações interpessoais, até a ida ao supermercado, e também o SISTEMA DE ENSINO.
Deste modo, o modo de ensino e aprendizagem precisou ser convertido para plataformas que alcançassem todos os alunos. As mudanças visavam não distanciar as crianças da educação formal. E assim, amenizar qualquer possível impacto. A tecnologia é nossa aliada em diversos momentos, mas neste um ano precisou ser o elo entre as escolas e as famílias.
A mudança de rotina repentina pegou todos de surpresa. O aprendizado se torna muito mais difícil quando o professor não está presente fisicamente. Ainda, este se desdobra para levar o conteúdo a todos. Além disso, em casa existem muito mais distrações e não tem ninguém para te observar, sendo assim mais fácil tirar a atenção da aula.
Não é porque a rotina mudou que as tarefas precisam ser esquecidas. Assim, mantenha as tarefas sequenciadas: acordar cedo, tomar café, fazer o dever, breve pausa para lanche e etc.
A rotina está associada à disciplina, quanto mais habituados à uma determinada rotina mais aplicação teremos em determinadas atividades.
Se estiver com dificuldades em realizar as tarefas, converse com o professor. Ninguém melhor do que o educador para lhe propor um novo modelo de tentativa, ou uma forma melhor em apresentar à atividade para a criança.
Em conjunto com as crianças crie metas! Faça um calendário com imagens, proponha medalhas para cada tarefa realizada e conquistada. Assim, as crianças conseguem melhorar a motivação.
Nesse período muitas famílias conseguiram notar dificuldades de aprendizagem, e em alguns casos não saberão lidar com isto. Por isto, a busca pelo profissional que trabalha com este tipo de intervenção é importante. Durante o processo de aprendizagem é muito importante que a criança tenha todo o suporte para conseguir desenvolver-se de forma saudável. Os níveis de estresse na modalidade online é alto. Seja por conta de questões sobre manejo de tecnologia, conexão instável e a dificuldade dos familiares em lidar com essa distância da escola.
Sendo assim, vale ressaltar a importância do fonoaudiólogo e do psicopedagogo ao menor sinal de dificuldade de aprendizagem. A estimulação pode envolver um novo método de ensino, um novo suporte, mas todos estes com um único objetivo: encontrar a melhor forma de aprender para a criança. Estas terapias são únicas e individualizadas, e em muitos momentos também são compostas pela adaptação dos materiais de ensino escolares. Assim, a adaptação do material objetiva adequar aquele conteúdo para o melhor aprendizado e aproveitamento escolar da criança.
Por fim, precisamos ponderar os aspectos que envolvem este momento: a sobrecarga dos professores, a sobrecarga dos familiares e o novo mundo para as crianças.
Graduada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO em Fonoaudiologia.
Mestre em Ciências pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO.
Experiência em alterações de fala infantil, como: apraxia de fala na infância, autismo, comunicação alternativa (PECS), gagueira, atraso na fala e transtorno fonológico. Além disso, atua com orientação parental voltada ao desenvolvimento infantil.
CRFa 2-20413