06/04/2021

Linguagem Infantil

Vamos falar sobre bilinguismo?

Mas antes, como funciona a aquisição de fala?

A aquisição da fala, seja por falantes monolíngues ou bilíngues, pode ser simplificada em três fases: fase de entrada → armazenamento → saída.

A primeira fase se refere à percepção da fala (entrada), em que a criança ouve um som e reconhece se esse som obtém ou não um significado em seu ambiente. O armazenamento refere-se ao processamento dessa informação. Desta forma, a capacidade de arquivar, manipular e evocar essas informações, seja fonologicamente ou semanticamente. Por fim, produção de fala (saída) é realizada através de um planejamento e execução motora.fono-online

Durante a aquisição de linguagem, ou seja, fase em que a criança está vivenciando e experienciando formas verbais e não verbais de comunicação. Destas, duas categorias podem ser estabelecidas em uma vivência bilíngue:

Exposição bilíngue desde o nascimento;

2 Exposição durante a alfabetização através de escolas bilíngues;


Mas como funciona esse progresso em um ambiente bilingue?

O progresso no desenvolvimento de fala das línguas em aquisição vai ser influenciado pela idade e o momento em que a criança é exposta a esses idiomas. Além disso, a quantidade de exposição à cada idioma também é um fator relevante.

Vale ressaltar que, o aprendizado de uma segunda língua em uma idade jovem é um fator determinante para o sucesso. Pois,  se leva em consideração a neuroplasticidade e a “janela de oportunidades” que as crianças apresentam nesse período. Ainda, estudos relatam que uma exposição de uma criança a duas línguas distintas possibilitará maiores habilidades na competência linguística quanto mais cedo for exposta. Além disso, menores serão suas dificuldades para estabilizar o sistema fonológico dessas línguas.


Mas afinal, quais são os desafios dessa exposição?

  1. Capacidade desigual ou habilidades distribuídas entre os domínios linguísticos das diferentes das línguas;

  2.  Individualidade no desempenho do idioma mesmo em resposta a circunstâncias relativamente semelhantes.

atraso-fala-fonoQuando uma criança apresenta algum déficit durante a aquisição de linguagem, como atrasos ou a presença de transtornos, a aquisição de uma segunda língua pode exacerbar esses desafios, levando em consideração tanto o ambiente em que a criança vive assim como, fatores orgânicos que também podem influenciar esse processo. Nesses casos, o marcador mais importante de um período de intervenção bem sucedido, é a generalização que a criança fará entre os ganhos de linguagem em estímulos e tarefas direcionados para estímulos não treinados e comunicativos, durante as interações sociais. Para melhorar a eficácia do tratamento com  crianças bilíngues, é essencial compreender os fatores que promovem ou restringem a generalização dentro e entre as línguas em aquisição. Por isso, cabe ressaltar a importância da avaliação e intervenção especializada e individualizada para estes casos.



Referências:
Bosch L, Sebastián-Gallés N. Native-language recognition abilities in 4-month-old infants from monolingual and bilingual environments. Cognition. 1997; 65(1):33-69
Giroud, N., Baum, S. R., Gilbert, A. C., Phillips, N. A., & Gracco, V. (2020). Earlier age of second language learning induces more robust speech encoding in the auditory brainstem in adults, independent of amount of language exposure during early childhood. Brain and Language, 207, 104815.doi:10.1016/j.bandl.2020.104815
Hambly, H., Wren, Y., McLeod, S., & Roulstone, S. (2012). The influence of bilingualism on speech production: A systematic review. International Journal of Language & Communication Disorders, 48(1), 1–24.doi:10.1111/j.1460-6984.2012.00178.x
Kohnert, K. (2010). Bilingual children with primary language impairment: Issues, evidence and implications for clinical actions. Journal of Communication Disorders, 43(6), 456–473. doi:10.1016/j.jcomdis.2010.02.002

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