A leitura é uma atividade que faz parte do dia a dia das crianças. Assim, seja em casa ou na escola, desde muito cedo e desempenha um papel importante no desenvolvimento da linguagem. E, muitas vezes, promovem não só o aprendizado de novas palavras como também o raciocínio de problemas cognitivos-sociais, como atribuição de sentimento a uma outra pessoa e compreensão de sentimento do personagem do livro.
Mas como podemos usar a leitura para aumentar o repertório das crianças? Os estudos apontam que a leitura dialógica, realizada por um adulto, favorece as habilidades de linguagem.
A leitura dialógica estimula a participação da criança durante a contação da história.
O adulto deve ler o livro, mas encorajar a participação ativa da criança, pois este envolvimento favorece a construção de significado de novas palavras pois apresentam pistas contextuais que ajudam a decifrar o sentido das palavras desconhecidas.
Faça perguntas para que a criança tente prever o que acontecerá na história;
Faça perguntas para verificar se a criança entendeu o que aconteceu na história até aquele momento;
Explique o significado das palavras desconhecidas;
Dê feedbacks frequentes sobre a produção verbal da criança: elogiando sua fala, corrigindo e modelando quando necessário.
Utilize a técnica de expansão: adicione à fala da criança uma nova informação ou um novo comentário em cima do que ela disse.
A leitura vai além de um momento de imaginação, ela é a forma mais pura de compreender e adquirir linguagem!
Graduada pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO em Fonoaudiologia. Especialização em Linguagem pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. Possui experiência em alterações de aprendizagem, Leitura e Escrita e Alterações de Fala Infantil, como Atraso no Desenvolvimento da Fala, Transtornos Fonológico e Apraxia de Fala na Infância.
CRFa 2-20836