A Leitura e o desenvolvimento de vocabulário

A leitura é uma atividade que faz parte do dia a dia das crianças. Assim, seja em casa ou na escola, desde muito cedo e desempenha um papel importante no desenvolvimento da linguagem. E, muitas vezes, promovem não só o aprendizado de novas palavras como também o raciocínio de problemas cognitivos-sociais, como atribuição de sentimento a uma outra pessoa e compreensão de sentimento do personagem do livro.

E como a leitura funciona?

Fono para criança

Mas como podemos usar a leitura para aumentar o repertório das crianças? Os estudos apontam que a leitura dialógica, realizada por um adulto, favorece as habilidades de linguagem.
A leitura dialógica estimula a participação da criança durante a contação da história.

O adulto deve ler o livro, mas encorajar a participação ativa da criança, pois este envolvimento favorece a construção de significado de novas palavras pois apresentam pistas contextuais que ajudam a decifrar o sentido das palavras desconhecidas.

Como é possível favorecer o vocabulário na rotina de leitura?

  • Faça perguntas para que a criança tente prever o que acontecerá na história;

  • Faça perguntas para verificar se a criança entendeu o que aconteceu na história até aquele momento;

  • Explique o significado das palavras desconhecidas;

  • Dê feedbacks frequentes sobre a produção verbal da criança: elogiando sua fala, corrigindo e modelando quando necessário.

  • Utilize a técnica de expansão: adicione à fala da criança uma nova informação ou um novo comentário em cima do que ela disse.

A leitura vai além de um momento de imaginação, ela é a forma mais pura de compreender e adquirir linguagem!


Deixe um Comentário

error: