Como a matemática aparece durante o desenvolvimento infantil?

A tal da matemática

 A matemática está presente em nossas vidas desde muito cedo. Desta forma, quase tudo no nosso cotidiano gira em torno de números, medidas, figuras geométricas. Assim, muitas brincadeiras e momentos de lazer envolvem contagens regressivas ou até mesmo pontuação em jogos e brincadeiras. fono-moema

Ainda, quando as crianças aprendem a responder sua idade com os dedos, a matemática já aparece. Logo, é durante a educação infantil que as crianças constroem a base de seus conhecimentos matemáticos.  Assim, tanto as escolas quanto os pais e familiares podem encorajar a exploração de diversos preceitos matemáticos como medidas na hora de realizar uma receita culinária em conjunto, proporção, formas geométricas – que aparecem logo cedo nos brinquedos de identificação e encaixe –, na hora de contar peças e brinquedos, em contar “1,2,3 e já”.


Educação formal x Matemática

fono-moemaAinda, durante o período e processo de educação formal, algumas crianças não lidam bem com os números.  Isto ocorre porque o conceito numérico muitas vezes envolve abstração e conhecimentos implícitos. Assim, caso a criança tenha outras dificuldades, nesta etapa do desenvolvimento isto pode ficar evidente. Contudo, uma dica importante é torna-los parte da rotina para que a criança aproxime o processo de aprendizagem à prática e até mesmo à diversão.

 


Sugestão de atividades para inserir as crianças no mundo dos números:

  • Associar o número à quantidade (há diversas opções para imprimir);

  • Receita culinária;

  • Liga-pontos (trabalha a sequência numérica);

  • Desenhar os números com: massinha, tinta, areia, colar macarrão…

  • Amarelinha;

  • Livros sobre números e formas;

  • Fazer tangram (quebra-cabeça de formas geométricas);


Vale ressaltar que ainda para as crianças mais velhas, já leitoras, existe o livro “O diabo dos números” que conta de forma divertida a história de um garoto de 11 anos que odeia matemática e que tem pesadelos com números!


Deixe um Comentário

error: