Nos últimos anos muito tem se falado da importância de crianças serem assistidas por diferentes profissionais. E isto diz-se a respeito de cada profissional dedicar-se à sua esfera de trabalho e competência. Mas quando identificamos essa necessidade? O que a multidisciplinaridade aborda?
Em muitos casos, a equipe multidisciplinar é sugerida após a primeira avaliação. Ainda, isto independe do profissional que o atendeu. O que mais sugere a necessidade do acompanhamento multi são: queixas, rotinas e prognóstico. Portanto, o pediatra, o neuropediatra, a fonoaudióloga, o psicológo, a Terapeuta Ocupacional, entre outros profissionais, podem orientar este acompanhamento.
Quando o paciente chega com queixas específicas, o trabalho multidisciplinar é importante para compreender e identificar inabilidades e habilidades.
O processo de intervenção em equipe é um dos trabalhos mais ricos que existem em relação a ganho terapêutico e prognóstico. Os profissionais fazem reuniões, discutem pontos fortes e fracos das sessões e, ainda, sugerem auxílio aos outros profissionais. Portanto, é comum neste modelo de trabalho o psicólogo acompanhar sessões do fonoaudiólogo. Ou até o fonoaudiólogo acompanhar a sessão da Terapeuta Ocupacional. Os terapeutas também costumam contatar os médicos, e esses feedbacks e compartilhamento de informações deixam todos trabalhando em sintonia. Assim, refletindo na evolução do paciente.