Bruce Willis e o diagnóstico de Afasia: O que você precisa saber sobre isso?

A família de Bruce Willis anunciou hoje (30/03/2022), que o ator está se afastando da carreira devido à um diagnóstico de afasia. A publicação foi feita pelas filhas do artista, sua esposa, Emma Heming, e sua ex, Demi Moore.


“Para os incríveis apoiadores de Bruce, como família, queríamos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por alguns problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com afasia, o que está afetando suas habilidades cognitivas. Como resultado disso e com muita consideração, Bruce está se afastando da carreira que significou tanto para ele. Este é um momento realmente desafiador para nossa família e estamos muito gratos pelo amor, compaixão e apoio contínuos de vocês. Estamos passando por isso como uma unidade familiar forte e queríamos incluir seus fãs porque sabemos o quanto ele significa para vocês, assim como vocês significam para ele. Como Bruce sempre diz, ‘viva’ e juntos planejamos fazer exatamente isso”, diz o texto.


Mas o que é a AFASIA?

A Afasia é um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação da pessoa. Além disso, é um distúrbio adquirido, ou seja, após uma lesão ou um acidente vascular cerebral. Ainda, pode se desenvolver lentamente, como por exemplo, devido a um tumor em crescimento ou a uma doença que afete à área de linguagem no cérebro.

O que ela causa?

A afasia afeta a capacidade da pessoa de se expressar e de entender a linguagem escrita e/ou falada. Sendo assim, os primeiros sinais são: dificuldades em expressar pensamentos, esquecer o nome de objetos ou pessoas, não compreender conversas e até situações sociais. Além disso, a pessoa pode não conseguir mais escrever, mesmo que pequenos bilhetes.
Vale ressaltar que existem diferentes tipos de AFASIA, e que cada uma pode manifestar-se com um sintoma e sinal diferente.

E o tratamento?

O paciente Afásico deve ser acompanhado com diferentes profissionais. Contudo, tratando-se de comunicação e retomada desta, o paciente deve passar por processo terapêutico com o FONOAUDIÓLOGO. Assim, nestas sessões, serão abordadas aspectos de linguagem que visem readequar a comunicação. Desta forma, o objetivo será reabilitar o paciente para que este retome sua autonomia e vida social da melhor maneira possível.

Deixe um Comentário

error: