12/04/2022

Psicologia Infantil

PSICOLOGIA em: Entendendo o método ABA

A TERAPIA ABA é procurada por muitas famílias que acabaram de receber algum diagnóstico. Então, mesmo sem saber muito bem o que esta significa ou trabalha, os pais com o intuito de buscar ajuda pesquisam e encontram clínicas que fornecem o tratamento. 

Mas e aí, o que é ABA?

Applied Behavior Analysis (ABA), diferente do que muitos pensam não é apenas uma técnica, método ou prática psicológica. Em tradução para o português, a Análise do Comportamento Aplicada, trata-se de uma ciência de origem da análise do comportamento. Ainda, é fundamentada em pesquisas básicas e aplicadas, sustentados por pilares testados de forma sistemática.

O método ABA é uma abordagem psicológica muito utilizada pelos profissionais de saúde mental e educação devido a sua alta eficácia na alteração de comportamentos socialmente relevantes. Isto por meio de manejo comportamental e de ensino de habilidades. Assim, o trabalho envolve aspectos como olhar nos olhos quando é chamado pelo nome, seguir comandos em sala de aula, trocar de roupa até a comunicação para expressão de desejos ou comentários.

Quando é indicada?

A abordagem ABA é possível de ser aplicada em diversos contexto como empresas, escolas, áreas da segurança, e com diferentes populações. No entanto, sua maior popularização é na intervenção terapêutica em indivíduos com TEA, devido a alta gama de estudos que comprovem sua eficácia. A terapia ou intervenção em ABA é baseada em evidencia, sendo resultado de pesquisas relacionadas à processos de intervenção.

Alinhamento da Equipe Multidisciplinar deve ser priorizado!

Além disso, para uma intervenção ABA ter bons resultados, a equipe terapêutica deve estar alinhada. Ainda, a orientação da família deve ser feita para continuar os manejos e reforçar comportamentos em outros contextos além das terapias. As escolas também devem ser inseridas nessa orientação, uma vez que estas lidam com a criança na maior parte de sua rotina.



 

Deixe um Comentário

error: