A infância é um período de criar, imaginar e se desenvolver. Durante essa fase que ocorrem as maiores descobertas e transformações da nossa vida. Por isso, é importante olharmos com cuidado para as crianças e seus medos, angústias e experiências.O Cuidar da saúde mental nessa fase vai ser muito importante para definir as próximas etapas que virão mais à frente, como a adolescência e a vida adulta.
O objetivo da psicoterapia infantil é auxiliar a criança a reconhecer e lidar com suas emoções. Ainda, ressignificar acontecimentos traumatizantes e avaliar aspectos do desenvolvimento infantil que podem estar com algum prejuízo no seu funcionamento. Além disso, a psicoterapia infantil envolve o trabalho de orientação com os pais e cuidadores, pois são eles os responsáveis por lidar com a criança na maior parte do tempo.
Como funciona?
Nas primeiras sessões os pais estarão presentes para que o profissional possa entender os motivos que os levaram buscar o profissional, os hábitos e a dinâmica familiar da criança.
As próximas sessões são feitas somente com a criança, por meio de conversas, recursos lúdicos, brincadeiras, jogos, músicas e dinâmicas específicas para cada caso.
É muito importante o envolvimento dos pais para obter bons tesourados nas terapias desenvolvidas com a criança. Portanto, em alguns momentos o terapeuta vai convida-los para participar das sessões, dar devolutivas e orientações necessárias.
Exemplos práticos para observar:
Psicóloga Carolina Pedro Soares
Psicóloga formada pela Universidade Católica de Santos. Pós graduação em andamento em ABA. Experiência em atendimentos de crianças e adolescentes inseridas no TEA, experiência clínica de manejo comportamental, e transtornos socioemocionais.