31/10/2020

Linguagem Infantil

Atenção compartilhada e uso de gestos na brincadeira simbólica

A brincadeira simbólica desempenha um papel importante no desenvolvimento da linguagem. Mas o que é essa brincadeira simbólica? É o uso não literal de objetos, ações e pessoas na brincadeira, para se divertir e se entreter com o que está disponível no momento.

Desenvolvimento Simbólico

De acordo com a teoria sociocultural, a natureza representacional da brincadeira simbólica compartilhada promove um contexto social único que cultiva o desenvolvimento simbólico. Como por exemplo: durante uma brincadeira em que a criança finge que um bloco é um carrinho. Assim, podemos observar que ela fez uma substituição de objeto para poder desenvolver sua brincadeira. Desta forma, para que ela pudesse fazer isso foram necessárias duas habilidades:

1) Assumir que a criança entende que naquele contexto o bloco representa um conceito diferente – um carrinho, nesse caso – e

2) Requer a compreensão da pessoa com quem ela está brincando, ambos precisam compreender a transformação do propósito e o envolvimento na intencionalidade coletiva.

Além da brincadeira simbólica, outros dois tipos de interação funcionais e significativos ao longo do desenvolvimento infantil são: a atenção compartilhada e o uso de gestos.

Atenção Compartilhada

A atenção compartilhada é importante para aprender sobre as experiências das outras pessoas e também. E ainda, talvez o mais importante, sobre os mecanismos de interação social. Esta é necessária para a troca de significados que, durante o desenvolvimento é, muitas vezes, suportado por gestos, como o de apontar.

Fono para criançaO uso de gestos

As crianças aprendem o gesto de apontar por volta dos 8 – 15 meses de idade. Sendo assim, elas o utilizam como forma de manipular a atenção do interlocutor durante a interação, demonstrando aquilo que deseja.

Durante o segundo ano de vida, as crianças começam a produzir gestos representativos ou “icônicos”, como o de levar a mão à boca e fingir estar mastigando para expressar “fome” ou “comer”. Durante essa fase, os estudos indicam que as crianças parecem tratar gestos icônicos e palavras (fala) como equivalentes.

Aplicando na rotina

Agora que sabemos da importância da brincadeira simbólica, da atenção compartilhada e dos gestos, podemos introduzi-los no dia a dia para alavancar o desenvolvimento das crianças. Portanto, estimulando a comunicação não verbal através de gestos representativos e assim nomeando os mesmos! Com isto, estimulando também a fala, criando brincadeiras e abusando da imaginação da criançada. Desta forma, tornando o momento mais criativo e divertido e também criar situações de atenção compartilhada. Assim, possibilitando que a criança adquira novos conhecimentos através da observação de outras pessoas e como estas lidam em diferentes situações.

Vale ressalta que usar esse conhecimento torna a hora da brincadeira não só divertida, mas também mais um momento de aprendizado.


Deixe um Comentário

error: