Alimentação Infantil: Introdução e Transição Alimentar

Quando o assunto é alimentação de bebês, sabemos o quanto é relevante o aleitamento materno. Campanhas nacionais e internacionais orientam a amamentação exclusiva até os seis meses. Porém, e após os seis meses? Como introduzir essa alimentação de maneira segura e respeitando o desenvolvimento da criança?fono-alimentacao

Como influenciar a qualidade nutricional do meu filho?

A nutrição não depende só do acesso à uma alimentação adequada, mas também da educação e cultura da população. A educação alimentar inicia-se muito precocemente, nos primeiros meses de vida. O comportamento alimentar da criança é diretamente relacionado a interação da criança com o alimento. Assim, a influência mais marcante na formação dos hábitos alimentares é a interação da criança com a própria mãe ou a pessoa mais ligada à sua alimentação.

O contexto familiar oferece amplo aprendizado social à criança. O ambiente, o estilo de vida dos pais, as relações sociais podem ter grande influência na alimentação e nas preferências alimentares. Ainda, o modo de alimentação pode afetar o equilíbrio energético pela disponibilidade e composição dos alimentos ofertados. Assim, a família é a maior influenciadora e responsável pelo aprendizado de um hábito socialmente aceito ou inserir novos hábitos. Desta maneira, a família está contribuindo para a formação de um padrão de comportamento alimentar adequado ou não.


Como devo ofertar os alimentos?

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a introdução de alimentos complementares, APÓS OS SEIS MESES DE VIDA, deve seguir o seguinte curso:

  • até o sexto mês, apenas leite materno;
  • após sexto mês, continuar com o leite materno e introduzir papa de frutas e a primeira papa principal como almoço ou jantar;
  • do sétimo ao oitavo mês, a segunda papa principal como almoço ou jantar;
  • do nono ao 11o mês, passar gradativamente para a mesma consistência da refeição da família, desde que adequada;
  • a partir do 12o mês, oferecer a comida da família (avaliar adequação da alimentação familiar).

Além disso, evite:

  • Liquidificar alimentos, tornando-os líquido. Além de perder nutrientes, a criança não é capaz de identificar o que está comendo, o gosto ou até mesmo a quantidade.
  • Uso de celulares, TVs e Tablets durante refeições.
  • Consumo de açucar e frituras.
  • Forçar alimentos novos. O consumo vem casado com a experiência em relação aquele alimento. Exponha a criança por meio do cheiro e até do toque no alimento. Além disso, mostre o alimento no seu prato, e que você irá consumi-lo.

fono-criancaA queixa de recusa alimentar é muito frequente no segundo ano de vida. Nesta faixa etária, a criança está naturalmente no processo de negar alimentos que são novidades. Assim, é importante sempre variar e permear diferentes gostos, cores, consistências, texturas, explorando sempre o “novo” por meio da curiosidade. Contudo, é necessário paciência e criatividade durante a construção de pratos e momentos de refeição.

A seletividade e recusa alimentar deve ser acompanhada de perto, para que não interfira na aquisição de nutrientes e assim no desenvolvimento da criança. Caso a evolução na qualidade das refeições não esteja acontecendo, procure um fonoaudiólogo capacitado para avaliar e intervir no processo da alimentação.

A alimentação não deve virar moeda de troca, muito pelo contrário, a criança deve encontrar prazer e nutrição juntas na mesma refeição.



Referências:
Pirâmide Alimentar – Sociedade Brasileira de Pediatria

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